O Brasil vive atualmente um dos momentos mais marcantes da história do esporte feminino. Do total de medalhas do país em Paris 2024, a maioria foi conquistada por mulheres, incluindo três ouros. Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, o número de atletas mulheres do Time Brasil foi maior em relação aos homens. Outra boa notícia foi a escolha do país como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027 – conquista que traz pela primeira vez o torneio à América do Sul.
Este é um cenário promissor em diversos aspectos, seja em relação ao desenvolvimento das modalidades esportivas femininas, passando pelo empoderamento das mulheres na sociedade, ou ainda para marcas interessadas em investir em campanhas com foco em diversidade e igualdade de gênero.
Pensar em inclusão é refletir como o marketing pode ser uma ferramenta de transformação social para impulsionar ainda mais o esporte feminino no Brasil. Nesse sentido, merecem a atenção das empresas os patrocínios às categorias de base, que proporcionam a oportunidade a jovens atletas alcançarem o desempenho de alto nível.
Em setores complexos, regulados e essenciais, como o de energia, as circunstâncias são ainda mais desafiadoras. As estratégias de precisam ter um diferencial para serem percebidas como algo legítimo e com credibilidade pelo público. As marcas precisam ir além, colocando em prática uma comunicação humanizada e ancorada em ferramentas inovadoras para fortalecer a relação com o cliente.
Há quase dois anos à frente do marketing da Neoenergia, uma das maiores empresas de energia do país, estou seguro de que nossas ações publicitárias estão comprometidas com a igualdade de gênero. Nosso envolvimento com o esporte feminino avança com a recém-anunciada parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). A união dessas duas marcas tem base em pilares que colocam no lugar mais alto do pódio duas agendas prioritárias: a equidade de gênero e a sustentabilidade.
Com o apoio ao esporte olímpico nacional, vamos beneficiar um número ainda maior de desportistas, incluindo atletas mulheres de diferentes modalidades olímpicas. Como parte da parceria, iremos implementar soluções energéticas para descarbonizar as instalações de treinamento do COB.
O apoio a mulheres atletas em vários estágios profissionais de diversas modalidades reforça a importância do marketing inclusivo. Dessa forma, as marcas exercem um papel vital na conscientização das pessoas a respeito da necessidade de vivermos em um mundo mais diverso.