Empresários e potenciais empreendedores dos 19 municípios atendidos pela Agência Sebrae Vale do Açu serão alvo do Programa Sebrae Capacita. A estimativa é de que a capacitação impacte mais de 300 pequenos negócios da região, por meio de uma série de soluções com vistas ao melhoramento da gestão dos negócios e elevação da competitividade empresarial. A iniciativa será desenvolvida entre os meses de julho e setembro deste ano.
O Sebrae Capacita é executado em parceria com as Salas do Empreendedor, principal ambiente de suporte empresarial nos municípios. A iniciativa visa impulsionar ideias e negócios em desenvolvimento, a partir do acesso ao conhecimento e a ferramentas inovadoras que promovem a geração de oportunidades para os empreendedores locais.
Além das soluções coletivas, o programa oferece atendimento personalizado aos empreendedores. Durante a capacitação, eles recebem consultorias especializadas na Sala do Empreendedor e têm acesso a alternativas e ferramentas adequadas, com o objetivo de promover melhorias no negócio.
Segundo o gerente da Agência Sebrae do Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão, o Sebrae Capacita é decisivo na missão de fortalecer os pequenos negócios. Mas, para ele, a importância vai além, ao promover visibilidade e engajamento para as Salas do Empreendedor.
“A Sala do Empreendedor possibilita um acompanhamento mais direcionado e eficaz aos empreendedores. Ao incentivar a utilização desse espaço, o Sebrae Capacita fortalece o papel das Salas do Empreendedor como um ponto central de apoio ao desenvolvimento empresarial e econômico local”, pontua.
Conteúdo estratégico
O Sebrae Capacita integra um conjunto de iniciativas da nova Estratégia de Atendimento do Sebrae no Rio Grande do Norte, que mira na criação de conexões consistentes e duradoras e no chamado “mind share”, termo inglês que significa “a presença na mente dos consumidores”.
Somente em julho, primeiro mês de execução, o Sebrae Capacita beneficiou empreendedores dos municípios de Galinhos, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré. Nesse período, o programa já impactou 70 pequenos negócios formalizados, em mais de 50 horas de capacitação.
Para tanto, O Sebrae aplica conteúdos estratégicos, com foco nas áreas de gestão financeira, técnicas avançadas de vendas, além de marketing. As capacitações continuam ao longo de agosto e setembro, com ações programadas em Carnaubais, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Angicos, Ipanguaçu, Fernando Pedroza, São Rafael, Paraú e Triunfo Potiguar.