O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) decidiu cortar a reprise da novela “Rebelde” (2004-2006), no ar desde o início de junho. Na última semana, três capítulos passaram a ser editados em um só. A previsão interna é que isso seja aumentado nos próximos dias devido aos índices baixos alcançados principalmente em outras capitais fora de São Paulo.
A avaliação é que a reprise tem prejudicado o Fofocalizando, programa vespertino da emissora. Segundo levantamento obtido pelo F5, nas últimas quarta (26) e quinta (27), o SBT chegou a cortar 27 minutos de cada um dos capítulos que condensou para a exibição. Além disso, cenas consideradas mais densas e politicamente incorretas para os tempos atuais estão sendo atenuadas para não chamar a atenção da classificação indicativa.
A situação tem desagradado afiliadas, que adiantaram sua programação local para exibir a novela a pedido da rede. Os canais locais costumava ter seu maior ibope na faixa das 14h, com a exibição de atrações próprias.
Para exibir “Rebelde”, o SBT pagou um valor por fora do que já desembolsa em relação ao contrato que tem com a Televisa, produtora da trama mexicana. A ideia era tentar aproveitar a expectativa que se tem para os shows do RBD no Brasil, que vão acontecer no mês de novembro.
Com informações da Folha S.Paulo