A educação municipal de Natal alcançou a meta no processo de transformação digital. Dados divulgados pela Coalizão Tec Educação, iniciativa formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo (FTV), Instituto Natura e MegaEdu, mostram uma melhora expressiva no acesso à internet adequada nas escolas brasileiras.
Em dezembro de 2023, apenas 49,2% das escolas contavam com conexão considerada suficiente para fins educacionais, enquanto em março de 2026 esse percentual alcançou 74,1%. O crescimento de quase 25 pontos percentuais em pouco mais de dois anos evidencia avanços importantes na infraestrutura digital das unidades de ensino, ampliando as oportunidades de uso da tecnologia e fortalecendo o processo de aprendizagem dos estudantes.
Em Natal, a Rede Municipal de Ensino disponibiliza 100% de conectividade em todas as unidades de ensino e espaços da administração da pasta. Atualmente, as 147 unidades educacionais do município, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), contam com acesso à internet Wi-Fi, garantindo conectividade para estudantes, professores, gestores e equipes pedagógicas.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, comentou sobre o investimento contínuo em tecnologia e inovação para garantir mais oportunidades de aprendizagem aos estudantes. “Alcançar 100% de conectividade na nossa rede é garantir que nenhum estudante fique desconectado das oportunidades de aprendizagem do século XXI. Esse resultado é fruto de planejamento, investimento e compromisso com uma educação pública de qualidade, cada vez mais inovadora, inclusiva e preparada para os desafios do futuro”, destacou Fernandes.
O avanço é resultado de investimentos contínuos realizados pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), aliados a importantes parcerias institucionais e programas federais voltados à ampliação da infraestrutura tecnológica das escolas públicas.
Das 147 unidades da rede, 131 são atendidas por conexões de fibra óptica, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Natal e o POP-RN, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O município investe aproximadamente R$ 167.880,00 por ano em recursos próprios para garantir maior estabilidade, velocidade e qualidade no acesso à internet das unidades escolares.
Para a chefe do Setor de Informática da SME, Elainy Polliny G. Tinôco Barbosa, os resultados refletem uma política permanente de modernização da rede. “Alcançar 100% de conectividade em todas as unidades da rede municipal representa uma conquista muito importante para a educação de Natal. Esse resultado é fruto de planejamento, investimentos e do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação, parceiros institucionais e programas governamentais. Hoje, nossas escolas e CMEIs dispõem de uma infraestrutura tecnológica que fortalece a gestão escolar e amplia as oportunidades de ensino e aprendizagem por meio dos recursos digitais”, destacou.
Infraestrutura e investimentos
Outro importante reforço para a conectividade das escolas municipais ocorre por meio do Programa Educação Conectada, iniciativa do Governo Federal que busca universalizar o acesso à internet de alta velocidade e incentivar o uso pedagógico das tecnologias digitais na educação pública.
O programa realiza repasses anuais de recursos financeiros às unidades de ensino, considerando o número de estudantes matriculados. Os recursos podem ser aplicados na contratação de serviços de internet, manutenção da infraestrutura de rede, aquisição de equipamentos tecnológicos, instalação de pontos de acesso Wi-Fi e desenvolvimento de ações voltadas à inovação educacional.
Com os investimentos realizados, a rede municipal assegura, no mínimo, 1 megabit por segundo (Mbps) por estudante, disponibilizando links com média de 500 Mbps por escola. A estrutura permite maior utilização de plataformas educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, recursos multimídia e atividades pedagógicas mediadas por tecnologia.
A secretária-adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Jane Capistrano, ressalta os impactos positivos da conectividade para a qualidade da educação. “Os investimentos e as políticas públicas implementados pelos governos federal e municipal têm contribuído significativamente para a consolidação de um importante marco histórico no que se refere à ampliação e ao fortalecimento da conectividade nas escolas. Esse avanço assegura uma infraestrutura de internet mais estável, segura e adequada às demandas da gestão escolar, ao mesmo tempo que potencializa as práticas pedagógicas”, afirmou.
Além da ampliação da conectividade, a Secretaria Municipal de Educação também tem avançado na implantação de laboratórios de informática. Atualmente, 49 das 74 escolas municipais de Ensino Fundamental já possuem laboratórios montados e em funcionamento, representando mais de 65% das unidades dessa etapa de ensino.
Leia mais
- Ex-Prefeito de Mossoró sofre derrota na justiça ao tentar calar a imprensa
- Álvaro: “O Endireita RN é mais que um encontro político, é uma nova direção”
- Festa de São Pedro reúne fé, tradição católica e cultura popular em Natal
Os espaços contribuem para o fortalecimento da inclusão digital e para o desenvolvimento das competências tecnológicas dos estudantes, ampliando as possibilidades de aprendizagem e utilização de ferramentas digitais no ambiente escolar.
Outro avanço importante ocorreu em 2026, quando Natal foi contemplada pelo Programa FUST – Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo expandir a conectividade em instituições públicas, promovendo inclusão digital e ampliando o acesso à internet de qualidade em áreas estratégicas como educação e saúde.
Até o momento, 66 unidades da rede municipal já foram beneficiadas pelo programa, sendo 31 escolas e 35 CMEIs. A ação fortalece a infraestrutura tecnológica das unidades educacionais e amplia a capacidade de atendimento às demandas digitais da comunidade escolar.

