“Uma das principais pautas em nosso mandato será o transporte público na Capital”, afirmou o vice-presidente estadual do PT, Daniel Valença, que assumirá mandato na Câmara Municipal de Natal no próximo dia 1º de fevereiro, em substituição à Divaneide Basílio (PT), eleita deputada estadual para uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa do Estado. Ele disse que sua atuação no legislativo natalense será contrária às pautas que “ataquem os direitos da população” e que “desestruturem as políticas públicas, sejam elas as de educação, saúde, transporte, moradia e outras, das quais tanto necessitam os trabalhadores da cidade”.
“Queremos um mandato instrumento da classe trabalhadora. Estou falando de servidores públicos municipais, que sofrem com salários achatados e planos de cargos não cumpridos, mas também por toda a classe trabalhadora que é afetada pela ausência de políticas e equipamentos públicos. A educação pública, especialmente os CEMEIs, o transporte, a saúde, a moradia, a cultura, os esportes, etc”, disse.
Para Daniel, seu mandato será para defender o município e seus habitantes, nos moldes de “Natal para toda gente, como dizia nosso slogan em 2020. Mas, isto passa por atuar ao lado das grandes maiorias que vivem um cotidiano de violações a seus direitos”. Ele disse também acreditar que seu mandato trará junto o modo de atuar do Partido dos Trabalhadores dentro da Câmara Municipal.
“Acho que será um mandato que trará consigo o modo de atuar do PT naquela casa, desde nossos primeiros parlamentares, passando por Natália Bonavides (atual deputada federal) até as atuais, Divaneide e Brisa Bracchi. Faremos uma oposição dura a uma gestão por nós considerada desastrosa, a gestão Álvaro Dias, e atuaremos ao lado de movimentos sociais e organizações populares”, afirmou.
TRANSPORTE PÚBLICO EM PAUTA
Se preparando para assumir o cargo de vereador por Natal, Daniel Valença disse acreditar que, neste ano, uma das principais pautas de seu mandato parlamentar será o sistema de transporte público da Capital potiguar, um dos pontos de maior reclamação da população natalense, seja por sua frota defasada, pequena e com veículos antigos, até o preço da tarifa atual, uma das mais caras do país.
“Ano de revisão de licitação, o sindicato dos empresários de ônibus querendo mais um reajuste, mesmo com frota defasada e prestação de serviço muito abaixo do esperado. Então lutaremos por licitação que assegure o direito à mobilidade do povo, o retorno das linhas de ônibus cortadas ou de trajetos alterados durante a pandemia – e isto levantarem os ouvindo as comunidades -, passe livre, entre outros”, disse.
Daniel afirmou ainda que, em caso hipotético das empresas privadas não aceitarem melhorar a qualidade dos serviços prestados aos natalenses, o mandato irá propor a criação de uma empresa pública de transporte, “a partir das experiências de cidades como Porto Alegre, João Pessoa e outras capitais do país, que têm melhor qualidade que Natal, com tarifas mais baixas”.