RETA FINAL
Nesse período que antecede a eleição, as campanhas começam a ficar mais nervosas, os candidatos não sabem se acreditam nos ‘babões’ que dizem que tudo vai muito bem; ou na realidade, que nem sempre lhe sorri. É reta final de campanha.
PESQUISAS
Os políticos usam as pesquisas para estudar o ambiente eleitoral, traçam estratégias baseadas nas pesquisas de campo, usam o material como peça de campanha, mas trabalham para desmoralizar as pesquisas quando os números não lhe agradam.
PESQUISAS II
Agora, na penúltima semana que antecede a eleição, surgiu um festival de números, originados de todo tipo de pesquisa, numa mistura deliberada de pesquisa casa a casa, com levantamento por telefone, com consulta pela internet. Números girando feito loucos num globo.
CABO ELEITORAL
O que faltava para a deputada Natália Bonavides sonhar com uma vaga no segundo turno, parece que vai continuar faltando: Lula. Seu maior cabo eleitoral gravou um vídeo protocolar, não veio a Natal e não moveu uma palha para ajudar a deputada do PT a disputar o segundo turno na capital.
NÃO VEM
Sem Lula, Natália não consegue tirar oito ou dez pontos percentuais do eleitorado que aprova e apoia Lula e hoje vota em Carlos Eduardo. A presença do presidente em solo natalense representaria não somente um discurso, mas um compromisso com a cidade e o link com a eleição de sua candidata.
PASSADO
Robinson Faria, que nunca foi de esquerda, quando foi candidato a governador, mereceu um vídeo intimista com Lula, um bate papo como se fossem dois amigos, um pedido de voto olhando no olho do eleitor com emoção. O resultado foi a ida ao segundo turno, quando Henrique ganharia no primeiro.
PASSADO II
No segundo turno, a outra parte do vídeo foi usada no programa eleitoral de Robinson. Lula falava com mais força, pedia com mais empenho para votar em seu candidato. Resultado: O azarão da campanha, terminou sendo o vencedor.
CAMPANHA
A turma de Paulinho Freire está animada com a entrada do prefeito Álvaro Dias na campanha: “Ele é trabalhoso, mas quando entra numa campanha, faz a diferença”, disse um aliado ligado a Rogério Marinho.
CAMPANHA II
Realmente, Álvaro Dias fez a diferença quando assumiu pra valer a campanha de Rogério em Natal. O que seria uma derrota acachapante de Carlos Eduardo sobre o filho de Valério, terminou sendo uma vitória minúscula, de menos de 3 mil votos, graças ao trabalho de Álvaro na reta final.
TRINCHEIRA
Por falar em Álvaro, o prefeito inaugurou a trincheira da Urbana e ficou bacana o local. Melhora o trânsito naquela área e desafoga outros setores. O mini túnel ficou bacana e todo iluminado.
PROBLEMA
Se Álvaro tem o que comemorar com a obra da trincheira, tem muito com o que se preocupar com as lambanças da Engorda de Ponta Negra. A Prefeitura de Natal tem sido de uma irresponsabilidade cavalar nesse caso. E tem feito uma besteira atrás da outra.