FALTA SÓ ARMAR OS PALANQUES
O eleitorado potiguar irá às urnas em outubro de 2026 para escolher seus deputados estaduais (24 vagas), deputados federais (8 vagas), senadores (2 vagas) e também quem irá governar o Rio Grande do Norte até o final de 2031.
No momento, existem duas forças políticas no estado que proporcionam, realmente, a disputa eleitoral, mas é sempre salutar frisar que os partidos nanicos participam também do embate e contribuem para as discussões programáticas.
As forças eleitorais estão nos municípios, nas bases por intermédio de lideranças comunitárias, vereadores e prefeitos. Eleitoralmente, o bloco da situação é liderado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que tem o comando através da governadora Fátima Bezerra e como acólitos o MDB do vice-governador Walter Alves e o PSDB do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza. Sem esses apoios, certamente a governadora Fátima não estaria comandando o RN.
No bloco oposicionista há um comando através do senador Rogério Marinho (PL) que conseguiu reunir forças eleitorais independentes, tipo senador Styvenson Valentim (hoje no PSDB), do prefeito da capital Paulinho Freire (UB) e o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), podendo também ver incorporada a força total do partido União Brasil representado por Alysson Bezerra, prefeito do segundo maior colégio eleitoral do estado.
Estamos praticamente há 18 meses da eleição de outubro de 2026 e aparentemente esses dois blocos já definiram seus pré-candidatos ao Governo do Estado. De um lado, o nome de Cadu Xavier, um neófito na política partidária, que já está celebrado pelo PT. De outro lado, mesmo atropelando as demais lideranças de seu bloco, Álvaro Dias já oficializou a sua pretensão em disputar a sucessão de Walter Alves.
Decisões que podem ser mudadas, ou não, até ouvir o eleitorado.
DESENROLA
Em seu artigo, em O Globo dessa quarta-feira, 26, Vera Magalhães analisa ações do governo Lula, levando em consideração descasos como foi a demissão da ministra Nísia Trindade, da Saúde, traçado desde sábado passado, levando a cientista a uma humilhação pública.
DESENROLA 2
Abre o artigo: “Num momento em que atira para todos os lados em busca de uma bala de prata que lhe devolva a popularidade ainda em queda, o presidente Lula carece, neste terceiro mandato, de seu próprio Desenrola, pois vem se esmerando em dificultar ainda mais as coisas para si”.
DISPUTA
Ainda não está decidida que a candidatura da senadora Zenaide Maia (PSD) será mesmo dentro da chapa governista. Zenaide será candidata à reeleição, é fato. O reforço no PSD será a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo a deputado federal. Falta fechar a nominata.
PSD
O partido da senadora Zenaide Maia e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, o PSD, ganhou reforço substancial na região Nordeste com a filiação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. A filiação da governadora vai acontecer dia 10 de março. O PSD só cresce em nível nacional.
TUDO DE GRAÇA
Deu no Estadão: “Pressionado pela queda na popularidade, Lula faz comício travestido de pronunciamento oficial e oferece ‘tudo de graça’ a um eleitor que já não se deixa seduzir facilmente pelo seu falatório”.
ATROPELO
Há quem acredite que o ex-prefeito Álvaro Dias atropelou os planos do bloco oposicionista liderado pelo senador Rogério Marinho. O acordo inicial seria que três nomes trabalhariam seus nomes para em momento oportuno haver uma definição do grupo em torno de quem se apresentasse melhor eleitoralmente nas pesquisas.
AVALIAÇÃO
Na verdade, na avaliação de Álvaro, deve ter chegado a um denominador: Rogério não é e nem nunca foi candidato ao governo e Alysson não se manifestou publicamente até o momento. E dessa forma, pelo sim ou pelo não e para não ficar com a Senatória como sua opção, já se lançou pré-candidato ao governo.
MANIFESTAÇÃO
Até o momento, o senador Rogério Marinho não se pronunciou sobre a atitude do ex-prefeito Álvaro Dias, mas o prefeito Paulinho Freire já tem a missão de apaziguar o ambiente no lado da oposição com vistas às eleições de 2026.
ESPÍRITA
Começa no dia primeiro e vai até 4 de março, em Macau, a 69ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza. O acontecimento espírita será na Escola Municipal “Padre João Penha”. Contatos: 99929.5521 e 99806.2298