NATAL NAS MÃOS DE UM EMPRESÁRIO
O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, é conhecido no mundo político do estado como cumpridor de suas promessas. E todos sabem que isso, de cumprir promessas, é raro entre os que fazem política partidária, mas com Paulinho, segundo diversas fontes ouvidas, é diferente.
Pois bem, minha cara leitora e meu caro leitor, ao que me parece Paulinho pretende mesmo cumprir com suas promessas de campanha durante a sua gestão, salvo se encontrar objeções na sua trajetória nos próximos quatro anos.
Ressalto essa avaliação pelos gestos do prefeito diplomado no último dia 19. Em outras oportunidades, mesmo que tivessem prometido mundos e fundos durante a campanha eleitoral, no ato de sua diplomação já se via futuros gestores evitando renovar seus compromissos e já falando nas dificuldades que iria enfrentar durante sua gestão, principalmente se esse viesse assumir o cargo anteriormente ocupado por um adversário.
Paulinho Freire tem conhecimento das dificuldades financeiras já enfrentadas pela municipalidade e conhece, através da sua comissão de transição compromissos não honrados pelo prefeito Álvaro Dias que se transformam em dívidas financeiras que obrigatoriamente serão honradas.Pois bem, mesmo sabendo dessa situação, na ocasião em que foi diplomado prefeito eleito de Natal pela justiça eleitoral, Paulinho Freire não mediu palavras em renovar o seu compromisso com todas as promessas de campanha.
“Reafirmo o compromisso de trabalhar incansavelmente pela cidade que tanto amamos”, “O Plano de governo será a bíblia de nossa gestão” não foram apenas frases de efeito pronunciadas pelo futuro prefeito Paulinho Freire que aceitou o desafio e garantiu, já nos primeiros dias de sua gestão, zerar as filas nas creches de Natal, problema esse que vem se arrastando pelos últimos 10 anos. É Natal entregue nas mãos de um empresário com determinação em superar as dificuldades.
LEITOR
Prestigiando a coluna, o leitor Antônio-Alberto Cortez, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez observações sobre abordagem registradas pelo colunista em relação as ações dos parques de energias renováveis – eólica e solar – e o meio ambiente.
OBSERVAÇÕES
O professor Antônio-Alberto Cortez foi cirúrgico em sua avaliação quando enfatizou: “Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Precisamos de energia e, as alternativas limpas estão, no momento, representadas pela força dos ventos e pela luz/calor solar. Penso que estas duas formas são infinitamente melhores que o barramento de rios e montagem de usinas à base de combustível fóssil”
OBSERVAÇÕES 2
E o professor Cortez continua desafiante: “Certamente será necessário um plano de recuperação-compensação-mitigação das áreas afetadas face a necessidade de instalação das torres com vegetação nativa. Os críticos às metodologias eólica e solar têm obrigação de oferecer outra alternativa que contemple os paradigmas da sustentabilidade ambiental”. Com a palavra os ambientalistas
LIXÃO
Enquanto no Rio Grande do Norte apenas 45 dos 167 municípios fazem a destinação correta do lixo, o estado de Alagoas se destaca entre os brasileiros ao ser o único do Nordeste a eliminar totalmente a prática de despejo de resíduos sólidos a céu aberto. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também destaca o Distrito Federal que também erradicou os lixões.
LIXÃO 2
De acordo com a pesquisa do IBGE, Alagoas não possui mais lixões em seus 102 municípios. Esse avanço é um reflexo das ações desenvolvidas pelo IMA – Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. A Revista NORDESTE, que também tem o site www.revistane.com.br dá a informação com destaque: “IBGE aponta Alagoas como destaque nacional na erradicação dos lixões”.
ASSEMBLEIA
O Partido dos Trabalhadores (PT) está trabalhando nominata com o objetivo de aumentar a sua bancada na Assembleia Legislativa do RN. Hoje, o PT conta com as deputadas Divaneide Basílio, Isolda Dantas e o deputado Francisco do PT.
REFORÇO
Para reforçar a nominata petista estão chegando com força total o prefeito Odon Junior, de Currais Novos, e Marina Dias Marinho, prefeita de Jandaíra. Ambos estão concluindo seus mandatos e na eleição de 2026 estarão representando a força eleitoral das regiões do Seridó e do Mato Grande respectivamente.