VÃO QUERER REPETIR A LAVA-JATO?
A política brasileira é um eterno roteiro de comédia pastelão, onde o público chora e os réus dão risada.
No centro do picadeiro, o Roda Viva transformou-se no palco onde o decano do STF, Gilmar Mendes, resolveu lavar a roupa suja da Corte em rede nacional, distribuindo adjetivos nada afetuosos aos colegas de toga. Sobrou para Edson Fachin, brindado com a pecha de “entusiasmo juvenil”, e, principalmente, para André Mendonça. Com o dedo em riste, o decano apontou um “erro crasso” de Mendonça ao relatar encontros de bastidores sobre propostas de delação no escândalo do Banco Master.
A cena evoca um forte sentimento de reprise. No horizonte jurídico, já começam a brotar os mesmos malabarismos retóricos que costumam pavimentar a estrada das grandes anulações. Para bom entendedor, o roteiro é conhecido: aponta-se um vício formal aqui, uma “impropriedade” acolá, e, num passe de mágica jurídica, todo o castelo de cartas desmorona.
Foi exatamente assim que assistimos ao sepultamento da finada Operação Lava Jato. Naquela época, empresas gigantescas confessaram com todas as letras o pagamento de bilhões em propinas e assinaram acordos bilionários para devolver o dinheiro roubado ao erário. Mas bastou uma canetada cirúrgica do STF para que a realidade fosse reescrita: criminosos condenados em três instâncias viraram almas puras, as multas evaporaram em um passe de mágica e o dinheiro devolvido quase virou crédito para os confessos.
Como esquecer os lances dramáticos daquele enredo? O ápice veio com a delação de Antônio Palocci, homem forte e ex-ministro de Luiz Inácio Lula da Silva, detalhando as engrenagens da corrupção institucionalizada que levaram o atual presidente à prisão. Tudo parecia sólido, até que o Supremo decidiu que o foro de Curitiba não era o adequado e, num estalar de dedos, aplicou o corretivo institucional que perdoou os pecados de meio mundo político.
Agora, o fantasma do apagão punitivo ressurge com o escândalo do Banco Master e de seu idealizador, Daniel Vorcaro. A investigação, que apura fraudes bilionárias e manipulações contábeis grosseiras, começa a esbarrar em personagens influentes do atual governo e nas próprias franjas do Judiciário.
Diante das críticas abertas de Gilmar Mendes à condução do caso, a pergunta que ecoa nos corredores de Brasília é inevitável: será que vão querer anular tudo de novo? No Brasil, a história não se repete como farsa; repete-se como absolvição mútua, transformando confissões reais em meras alucinações processuais.
WALTER
Todas as vezes em que concede entrevistas mais longas a algum veículo de comunicação, o vice-governador Walter Alves faz novas revelações sobre a ruptura de seu relacionamento político com o grupo da governadora Fátima Bezerra.
REVELAÇÕES
Em sua entrevista à 96-FM, Waltinho disse que a relação com a governadora Fátima Bezerra (PT) foi quebrada pela falta de confiança, quando ele indagou sobre o montante do débito dos Consignados junto aos bancos e simplesmente lhe passaram que eram “valores irrisórios”.
INFORMAÇÃO
Enquanto o governo escondia o verdadeiro valor do débito dos Consignados com os bancos, Walter Alves já tinha a informação levantada de que a soma já chegava perto dos R$ 400 milhões.
CANDIDATURA
Agora, o foco do vice-governador Walter Alves é a sua eleição para ocupar uma das vagas na Assembleia Legislativa e ajudar aos seus correligionários de MDB a fazer uma bancada representativa na ALRN.
PSOL
Depois de lançar as candidaturas de Robério Paulino para o governo do estado e de Sandro Pimentel para o Senado Federal, o PSOL/RN anunciou o nome da médica pediatra Sônia Godeiro para disputar a segunda vaga na Câmara Alta.
GODEIRO
A médica Sônia Godeiro é conhecida de longas datas do eleitorado norte-rio-grandense. Por grande período ocupou a mídia potiguar como líder sindical em embates com as gestões estadual e do município de Natal.
CHAPA
Agora, a chapa do PSOL para disputar as próximas eleições está completa com Robério Paulino disputando o comando do estado com Álvaro Dias (PL), Alysson Bezerra (União Brasil) e Cadu Xavier (PT).
CHAPA 2
O PSOL oficializou as candidaturas de Sandro Pimentel e de Sônia Godeiro, que vão disputar as duas vagas ao Senado com Samanda Alves e Rafael Mota, do “Time de Lula”, Zenaide Maia, na companhia de Alysson e Coronel Hélio e Styvenson Valentim que complementam a chapa liderada por Álvaro Dias.
TV ASSEMBLEIA
O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) está anunciando para a próxima quarta-feira, 01/07, a inauguração do edifício “Deputado Moacir Duarte”, onde funcionou a agência do BNB, na Cidade Alta.
TV ASSEMBLEIA 2
A TV e a Rádio Assembleia, sob a direção de Bruno Giovanni, o BG, ganharão moderna séde com novos equipamentos. Será uma nova fase na comunicação da ALRN.

