POPULARIDADE DE GESTORES EM QUEDA
Nenhum governo, seja ele de esquerda ou de direita; seja ele federal, estadual ou municipal divulgam suas pesquisas internas quando os resultados não lhes são favoráveis. Esses números, quando existem, servem apenas para estudos e avaliações internas em busca de recuperação da imagem.
Mas sempre há o furo jornalístico, através de informação fidedigna que faz com que o jornalista, aqui, no caso, a jornalista Mônica Bergamo, do jornal A Folha de São Paulo, que conseguiu ter conhecimento de que o nível de avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva voltou a superar o percentual dos que aprovam a gestão. A avaliação é que esse resultado negativo se deva ao escândalo da roubalheira do INSS, onde o governo Lula, mais uma vez perdeu a batalha da comunicação, mesmo que o seu Ministério das Comunicações esteja sendo conduzido com um profissional que domina bem o marketing, que é o Sidônio Palmeira.
Apesar de furar essa informação de dentro do Palácio da Alvorada a colunista Mônica Bergamo faz também uma ressalva que profissionais da área também ainda acreditam que o presidente Lula pode reverter essa situação adversa até o próximo ano, quando deverá ser candidato a presidente da República.
Ressalvas feitas na área do governo federal, transferimos esse questionamento de avaliação de governo aqui para o Rio Grande do Norte, onde não se sabe de quaisquer que sejam números internos de pesquisas de opinião pública focalizando a gestão da governadora Fátima Bezerra.
O que se tem visto – e qualquer contestação tem que ser feita com um outro levantamento com fundamentação estatística – é que em algumas pesquisas recentemente divulgadas, sejam elas em nível estadual ou localizadas em alguns municípios, é que os percentuais da avaliação negativa da gestão da petista potiguar sempre ficam superiores à avaliação positiva, fazendo-se uma ressalva de que nos últimos meses tem se constatado uma campanha publicitária intensa do governo estadual, principalmente nas emissoras de rádio e de televisão mostrando o trabalho da gestão, o que já deveria ter modificado o quadro de anteriormente também da imagem negativa da gestão governamental.
Enquanto especialistas acreditam que o governo Lula pode ainda reverter o quadro atual em que a avaliação negativa supera o quadro positivo, aqui no RN não se sabe, ou ainda não houve estudo com profundidade para dizer se a situação da avaliação negativa da governadora Fátima Bezerra tem possibilidade de ser revertida ou se está cristalizada, como acreditam alguns palpiteiros.
No momento, tanto no governo federal quanto no estadual a popularidade de seus dirigentes está em queda.
SAÚDE
Consciente da situação caótica no setor da saúde é que o prefeito de Natal tem mobilizado toda a sua equipe para “desatar os nós” da burocracia e resolver os problemas maiores que afligem a população mais carente. Até o final do ano, Paulinho quer apresentar um quadro da saúde pública de Natal completamente modificado.
MUDANÇA
O prefeito Alysson Bezerra tem que entender que para enfrentar uma eleição estadual passará a não ter vida fácil. São vários seus potenciais adversários que passarão a fustigar sua vida pública.
MUDANÇA 2
Em seu primeiro mandato como prefeito do município, Alysson administrou Mossoró quase sem ter oposição e aí resultou na “goleada” que deu em seus adversários na renovação de seu mandato. Agora, numa eleição estadual. A situação será completamente diferente.
ALVO ERRADO
O deputado José Dias (PL) errou o alvo ao responsabilizar que o governo federal cobre dos envolvidos no escândalo do INSS para poder devolver o que foi tirado sorrateiramente dos aposentados, pensionistas e beneficiários. O que o governo quer fazer é ressarcir aos prejudicados e depois cobrar de quem surrupiou os valores.
TURISMO
Será hoje, às 14h00, no Auditório Deputado Cortez Pereira a Audiência Pública “Turismo de Base Comunitária” proposta pela deputada Divaneide Basílio (PT). “O turismo pode ser uma ferramenta de transformação social. Quando feito com respeito às comunidades, ele impulsiona a economia, preserva culturas e fortalece a cidadania”, disse a petista.
SANTA CRUZ
Enquanto a população de Santa Cruz padece com a falta d’água, o deputado Tomba Farias troca farpas com o presidente da Caern, Roberto Linhares. Tomba garante que Roberto influenciou no resultado da eleição na Terra de Santa Rita de Cássia, ao responsabilizar a prefeita da época, Fernanda Bezerra, pela falta de água na cidade.