Por Carol Ribeiro
Confirmando o que já era certo nos bastidores, Allyson Bezerra (UB) apresentou, durante a convenção partidária do União Brasil, a composição com o PSD, apontando como seu candidato a vice-prefeito o tesoureiro municipal do partido e ex-gerente da Atenção Integral da Secretaria Municipal de Saúde durante sua gestão, Marcos Medeiros. A indicação foi uma escolha pessoal do gestor municipal.
A convenção aconteceu no último sábado, 3, e firmou a aliança entre o União Brasil, PSD, Solidariedade, Republicanos e Rede. O evento teve a presença, além de lideranças locais, do ex-senador José Agripino, presidente estadual do União Brasil, e do prefeito de Natal, Álvaro Dias, presidente do Republicanos no RN.
A aliança com o Republicanos foi firmada no apagar das luzes e foi uma das surpresas da convenção. A coalizão leva para o palanque da situação o vereador Isaac da Casca (MDB), que nos últimos quatro anos fez oposição à Allyson Bezerra. Apesar de ser filiado ao MDB, Isaac é um nome forte no Belo Horizonte, um dos bairros estratégicos de Mossoró, e não será candidato à reeleição, mas a sua mãe, Heliane Duarte, candidata filiada ao Republicanos, leva 22 candidatos a vereador para a base de Allyson.
O evento também teve a presença dos deputados estaduais Neilton Diógenes (PP) e Ivanilson Oliveira (UB). O ex-pré-candidato pelo Republicanos, Zé Peixeiro também esteve presente.
Apoio de Rosalba
Depois de adiar a convenção, que seria na quinta-feira, 1º, o PP de Rosalba Ciarlini finalmente anunciou a opção pelo palanque do PL a majoritária em Mossoró. A ex-prefeita decidiu por apoiar a chapa bolsonarista Genivan Vale (PL) e Nayara Gadelha (PL) a prefeito e vice na cidade. A convenção foi realizada no último domingo, 4.
O anúncio do apoio de Rosalba, segunda eleitora do segundo maior colégio eleitoral do RN, foi feito ao lado de Beto Rosado, presidente municipal do PP, e era esperado desde que ela desistira de concorrer ao cargo eletivo por questões familiares e por inviabilidade eleitoral.
Durante o evento, Rosalba não citou a desistência da ex-prefeita Claudia Regina (PP) de concorrer a uma vaga na Câmara de Mossoró. Claudia era um dos nomes fortes na nominata, que já apresentava dificuldade de eleição. O anúncio de Claudia foi feito horas antes da convenção, sem deixar claro o motivo de sua desistência. A pré-candidata Arlene, ex-vereadora, também desistiu do projeto.
As duas ex-prefeitas, que haviam se aproximado politicamente neste ano, voltam a se afastar, inclusive na questão majoritária em que Cláudia não deve seguir o partido do partido a Genivan Vale (PL). Rosalba disse ainda que anuncia até segunda-feira (5) a substituição dos nomes de seu partido que desistiram de disputar à Câmara Municipal.
Fátima Bezerra
Numa das únicas presenças neste fim de semana, a governadora Fátima Bezerra (PT) prestigiou a convenção partidária que homologou a candidatura de Lawrence Amorim (PSDB) e Carmem Júlia (MDB) à prefeito e vice em Mossoró, no último sábado, 3.
A aliança em torno da candidatura do presidente da Câmara Municipal são PSDB, Cidadania, PSB, PT, PCdoB, PV, MDB, PDT e PRD. A nota oficial do partido indica que a Frente Ampla pode crescer.
Confirmada na convenção como vice, a vereadora Carmem Júlia (MDB), filha da ex-presidente da Câmara de Mossoró, Izabel Montenegro (MDB), lembrou que não seria mais candidata e sairia da política. “Porém, mais uma vez, recebi uma missão do povo e não costumo fugir à luta”, afirmou.
Participaram, ainda, a deputada estadual e presidente local do PT, Isolda Dantas, e ex-pré-candidato a prefeito e líder oposicionista na Câmara Municipal de Mossoró, Tony Fernandes (Avante), que coordena a campanha de Lawrence.