Recentemente, em 24 de março de 2024, o teatro mais famoso da capital do Rio Grande do Norte completou 120 anos desde a sua inauguração. O Teatro Alberto Maranhão foi inaugurado em 1904, mas teve sua construção iniciada em 1898, quando ainda se chamava Teatro Carlos Gomes.
O Teatro Alberto Maranhão, que hoje conhecemos, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte.
A pergunta que deve perdurar no imaginário popular é: quem foi Alberto Maranhão? Nascido em 1863 e falecido em 1914, Alberto Maranhão foi um importante político brasileiro do final e início do século XIX e XX, respectivamente. Por três vezes ele foi presidente da província do Rio Grande do Norte e teve influência direta na política e cultura da região norte-rio-grandense. O Teatro Alberto Maranhão recebeu esse nome em sua homenagem por sua contribuição para o desenvolvimento cultural do estado.
Em 1957, o teatro teve seu nome alterado para Teatro Alberto Maranhão pelo prefeito Djalma Maranhão. Posteriormente, em 1959, passou por uma nova reforma e foi reaberto em 24 de março de 1960. Em junho de 1988, o Teatro passou por uma nova reforma, incluindo melhorias nos camarins, no salão nobre, no jardim, na plateia e no palco, mantendo a arquitetura francesa original.
O Teatro Alberto Maranhão continua de portas abertas para todos e enfatiza a importância da arte e da cultura em nossa capital. Um abraço, fiquem com Deus e até semana que vem!