POLARIZAÇÃO
Uns falam em polarização entre o Idema e a Prefeitura de Natal; já outros preferem alardear que houve um verdadeiro confronto político entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal no verdadeiro “puxa-encolhe” para a liberação da Licença Ambiental na chamada obra Engorda da Praia de Ponta Negra, que mesmo sem conseguir concluir será a obra marcante da gestão de Álvaro Dias.
POLARIZAÇÃO II
Não se tenha dúvida que se o prefeito Álvaro Dias estivesse apoiando a candidatura da prefeitável Natália Bonavides (PT), certamente que o Governo do Estado, através do Idema, teria dado as mãos aos técnicos da Prefeitura, através da Semurb e já teria providenciado essa Licença Ambiental para que a obra da Engorda da Praia de Ponta Negra estivesse sendo construída “à toque de caixa”.
PAZ
Mesmo com as 83 condicionantes, finalmente, na tarde de ontem, depois de idas e vindas, depois de atritos pessoais, depois da intervenção de técnicos da UFRN e depois de até mesmo ameaças judiciais, eis que o Idema atendeu ao pedido da Prefeitura de Natal e concedeu a licença para que abra da Engorda da Praia de Ponta Negra seja iniciada. O valor da obra já está empenhado e custará a bagatela de R$ 73 milhões, 776 mil, 366 reais e 77 centavos. Grande parte desses recursos vem do governo federal, cujos impostos também foram recolhidos junto aos natalenses.
ADVERSÁRIO
O ex-deputado George Soares assumiu o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na semana passada e já recebeu a incumbência de dar parecer nas contas de seu adversário político Ivan Junior, quando então prefeito de Assú, relativas ao exercício de 2015.
HERANÇA
O novo Conselheiro do TCE/RN não só recebeu essa incumbência de julgar as contas públicas de seu adversário Ivan Júnior, mas também herdou da Conselheira Ana Paula de Oliveira Gomes, hoje aposentada, um total de 122 processos de contas de gestão, além de outros procedimentos. O Conselheiro George Soares, também vai analisar as contas da gestão da governadora Fátima Bezerra, referente ao exercício de 2022.
ABSTER
No que diz respeito a emitir parecer sobre as contas públicas de seu principal adversário político no município de Assú, no caso Ivan Junior, o Conselheiro George Soares poderá alegar suspeição e se abster. Quanto a analisar as contas de sua correligionária Fátima Bezerra, aí “são outros quinhentos”, como diria o Vigário.
CONVENÇÕES
Está chegando o prazo final para a realização das Convenções Municipais e em Natal, o principal colégio eleitoral do Estado, apenas duas chapas, entre as seis já com suas pré-candidaturas tornadas públicas, estão definidas a de Paulinho Freire (UniãoBrasil)/Joanna Guerra (Republicanos) e Nando Poeta/Luciana Lima (PSTU).
CONVENÇÕES II
As chapas lideradas pelos candidatos Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Camila Barbosa (PSOL) continuam, até esta data, sem definição de nomes para a composição da chapa. A provável novidade nesse quadro é uma definição envolvendo o nome do ex-deputado federal Rafael Motta, que poderá recuar e compor a chapa com Carlos Eduardo.
PESQUISA
Nessa quinta-feira, 25, o DIARIO DO RN está trazendo o resultado de pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto DATAVERO no município de Mossoró, realizada nos dias 20 e 21, quando foram ouvidas 800 pessoas. A pesquisa eleitoral recebeu o número de identificação RN-02219/2024 e o seu registro aconteceu no dia 19/07/2024.
FERINO
Depois de relatar que o governo Lula vai enviar o consultor Celso Amorim como observador das eleições presidenciais na Venezuela depois que o atual presidente prometeu “um banho de sangue” caso perca o pleito, o jornalista Mário Sabino, do Metrópoles, foi excessivamente ferino ao escrever: “É mais fácil Lula declamar um soneto de Camões do que Celso Amorim denunciar qualquer gatunagem de Nicolás Maduro”.