O resultado do SiSU 2026, divulgado na última quarta-feira (29), demonstrou um aumento expressivo de 44% na demanda pelos cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A instituição recebeu 36.662 inscrições, disputando as 2.549 vagas distribuídas entre 67 cursos de graduação. As vagas são oferecidas nos campi da Uern localizados em Mossoró, Natal, Assú, Caicó, Patu e Pau dos Ferros.
A procura pela Uern em 2026 registrou um aumento de 11 mil candidatos em relação a 2025, ano em que foram contabilizadas cerca de 25 mil inscrições. O curso de Medicina no Campus Mossoró foi o mais concorrido, somando 4.675 inscrições. Em seguida, destacou-se o curso de Direito no Campus de Natal, que recebeu 3.262 inscrições para o turno noturno e 2.031 para o matutino.
O reitor em exercício, professor Chico Dantas, destacou que o aumento expressivo da demanda confirma o reconhecimento da Uern como uma universidade pública de referência no Rio Grande do Norte. Para ele, essa alta procura é um reflexo direto da consolidação da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, um fato comprovado por anos de bons resultados em índices de avaliação estaduais e nacionais.
“Os números do SiSU 2026 são resultado de muito esforço e dedicação. Aos que escolheram a Uern, saibam que passam a integrar uma universidade pública comprometida com a qualidade do ensino, com a pesquisa, com a extensão e, sobretudo, com a transformação social”, destacou.
O reitor em exercício destacou o perfil de formação da universidade, enfatizando que os alunos encontram ali “professores qualificados, uma formação humanizada, plural e conectada com os desafios contemporâneos e com a realidade do nosso Estado”. Ele concluiu, afirmando que “a Uern é uma universidade que acolhe, incentiva o pensamento crítico e acredita no poder da educação para mudar vidas”.
A professora Fernanda Abreu, pró-reitora de Ensino de Graduação, atribuiu o aumento de mais de 40% nas inscrições ao trabalho institucional recente, vendo o crescimento da procura como um reflexo direto desse esforço. Para ela, esse aumento significativo demonstra a confiança da sociedade na Uern, reforçando que “A Uern cumpre seu papel público”.
Os candidatos aprovados na chamada regular devem observar os prazos do Edital nº 01/2026, emitido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Todos os procedimentos, incluindo o Cadastro Institucional e as etapas específicas para candidatos PcD (Pessoa com Deficiência) e para a heteroidentificação de candidatos PPI (Pretos, Pardos e Indígenas), serão realizados virtualmente.
O período de cadastro inicia nesta sexta-feira (30) e segue até o dia 8 de fevereiro, exclusivamente pelo endereço eletrônico https://documentacao.sisu.uern.br/.

