GIRO PET
História da minha vida com pet contada por Ana Aline
Há três anos eu vivia um momento conturbado. Estava com a saúde mental abalada, tendo acompanhamento psicológico, vivendo um relacionamento difícil dentro de casa e, do lado de fora, trabalhando na cobertura da pandemia da covid-19, me doando para fazer o meu trabalho da melhor forma possível. Porém, longe da minha família (que mora no Seridó) e sem vontade de voltar para casa. Até que numa manhã de dezembro sou escalada para cobrir um acidente entre um ônibus e um carro na ponte de Igapó, zona norte de Natal. O acidente atrapalhou o trânsito na via movimentada e me deu a oportunidade de conhecer um ser de quatro patas que mudaria a minha vida. A gatinha carinhosa quase apareceu ao vivo comigo no jornal da TV. Ela se enroscava por entre as minhas pernas e chamava a atenção. Quando parei a reportagem, ela se sentou no meu colo, pediu carinho e me escolheu. Fui embora pensando em como aquele carinho me fez ter brilho no olho. Voltei para buscá-la depois do expediente. A gatinha recebeu o nome de Donna. Igual à música do grupo Roupa Nova. Ela assumiu o meu suporte emocional e me deu um motivo para voltar para casa todos os dias. Mudou a energia daquele lugar, me enxergou com amor e nunca mais me fez sentir sozinha de novo.
Depois que ela chegou, tomei a coragem para sair do relacionamento, do emprego e tocar a minha vida de uma forma diferente. Ela me fez ver o que de melhor eu tenho para dar e ajudou a construir a minha paciência com o outro, com quem me valoriza e como quero ser tratada. Com o tempo, ela pediu uma companhia e ganhou. A Pequena chegou há um ano e tem feito dupla que domina tudo na minha casa.
Sou grata à Deus por ter sido escolhida por minhas gatinhas. Só retribuo todo o carinho que recebo diariamente.
Informes Pet
DIREITO DOS ANIMAIS
No dia 10 de dezembro, é celebrado O Dia Internacional dos Direitos dos Animais. Tema muito importante para conscientizar as pessoas que os animais são seres capazes de sentir dor, angústia, solidão, amor, alegria, raiva, entre outros sentimentos. É muito importante respeitar, amar e cuidar dos animais.
CINE PET
No próximo domingo (17), acontecerá a 26ª edição do Cinepet com o filme Wonka. Com temática natalina a sessão no Moviecom acontecerá às 10h. O projeto proporciona a inclusão social das famílias multiespécies em um momento de descontração e lazer. Os interessados em participar do projeto Cinepet podem entrar em contato: @cinepetrn (84) 99646-9666.
DISTÚRBIO DO SONO E INQUIETAÇÃO I
Arnaldo de Andrade Júnior – in memoriam
O sono ocupa até 80% do dia nos cães e gatos normais e ocorre em muitos ciclos curtos por todo dia e noite, com períodos interpostos de atividade de vigília. Um cão que permanece quieto durante a noite, enquanto o resto da família se encontra na cama, não está necessariamente dormindo o tempo inteiro. Os latidos, uivos e inquietação em um cão anteriormente quieto através da noite podem sinalizar que o cão precisa eliminar urina e fezes. Muitos cães anteriormente bem treinados domesticamente ficam bastante estressados quando não conseguem sair para eliminar ou têm de eliminar dentro de casa devido a uma incontinência. Os latidos ou uivos também podem constituir uma manifestação de ansiedade de separação no caso de um cão isolado da família, ‘à noite. O cão pode ter dormido quietamente distante da família no passado, mas algum episódio precipitou uma ansiedade de separação, ou o cão pode ter sido forçado a dormir em outro lugar devido ao desenvolvimento de um problema, tal como incontinência. Também se devem considerar dor ou desconforto físico (por exemplo, ortopneia associada com uma insuficiência cardíaca congestiva) e demência senil como causas possíveis de uma inquietação de padrões de sono alterados. Os distúrbios do sono concorrem frequentemente com outros comportamentos anormais, tais como aumento na atividade e vocalização. Se uma avaliação médica completa falhar em revelar uma causa para um comportamento inquieto ou distúrbios no sono, pode-se considerar uma terapia com drogas.
DISTÚRBIO DO SONO E INQUIETAÇÃO II
Os benzodiazepínicos constituem a escolha primária nas pessoas, devido ‘a sua segurança e eficácia e parecem constituir a primeira escolha lógica nos cães. Podem-se utilizar o diazepam, oxazepam ou clorazepato de ação mais prolongada. Os antidepressivos com propriedades sedativas (por exemplo, amitriplina ) também podem ser úteis. O aminoácido essencial L – triptofano, um precursor da serotonina, pode agir como um hipnótico natural fraco e tem sido utilizado no tratamento da inquietação e dos uivos noturnos em gatos não hipertireóideos. No entanto, ele tem causado problemas nas pessoas e pode ser retirado do marcado. As drogas, tais como acetilpromazina, devem ser utilizadas com cuidado, devido a sua ação prolongada e tendência de causar uma hipotensão. Uma sonolência excessiva parece constituir uma ocorrência comum nos cães geriátricos; os proprietários frequentemente comentam que seus cães dormem mais do que estavam acostumados. Fatores, tais como diminuição na vigília, surdez, redução no sono noturno e distúrbios neurológicos degenerativos, poderiam contribuir para uma sonolência diurna excessiva em cães idosos. Em um cão de outra forma saudável, realmente se considera uma sonolência excessiva como um problema significativo.
NATAL SOLIDÁRIO
Vamos ajudar as Ongs, Institutos, Casas de apoio e Cuidadores. Todos eles estão precisando de sua ajuda. Seja com serviço voluntário, doação de ração, remédios, material de limpeza, roupas para bazar ou pix. Ajude a causa e faça um Natal melhor para as poucas pessoas que têm o maior amor do mundo em tirar os animais das ruas em situações deploráveis e levam para os abrigos e até mesmo para as suas residências e ficam passando pelo processo doloroso de não poder fazer o mínimo diante da superlotação. Sua ajuda é de fundamental importância para apoiar a causa animal. Toda ajuda será bem-vinda. Principalmente neste mês de dezembro onde os casos de abandono e maus-tratos aumentam pelo período das férias. Chegou a hora e a sua vez. Faça a diferença, vamos ajudar!