Em 2034, cerca de 85 mil veículos devem passar diariamente pela Hermes da Fonseca no trecho onde a via cruza com a Alexandrino de Alencar, área onde está prevista a construção de uma trincheira que, segundo a STTU, irá melhorar o fluxo na área e tratar os problemas de acesso ao bairro de Nova Descoberta.
De acordo com a pasta, aproximadamente 60 mil veículos circulam pelo local atualmente. A projeção representa um aumento de 41,6% em 10 anos. Sem nenhuma intervenção, a expectativa, segundo Newton Filho, diretor de Planejamento da STTU, é de que os congestionamentos aumentem em uma hora nos horários de pico, elevando o tempo de espera para duas horas.
“Se hoje a gente tem aproximadamente uma hora de congestionamento a cada pico – pela manhã e à tarde – com o aumento da circulação de veículos, esse tempo irá para duas horas, tanto no início da manhã, quanto no final da tarde”, explica.
O diretor afirma que a construção da trincheira no local irá começar a tratar problemas como esse, que fazem parte do corredor Hermes/Salgado Filho, quarto maior da cidade e que sofre com inúmeros pontos críticos atualmente.
Tribuna do Norte