“O sentimento de segurança é zero. Eu não tenho segurança nenhuma”, relata a proprietária da loja “Linda Flor”, Maria de Fátima. Dona do estabelecimento há 27 anos, ela relata que o medo da criminalidade aumentou na última semana.
O balconista Victor Emanuel trabalha na mesma região, em Candelária, na Zona Sul de Natal. O estabelecimento funciona até 1h da madrugada. Ele relata que, conforme as horas passam, as ruas próximas a conveniência ficam mais vazias, e sem policiamento, se tornam perigosas. Para Victor, a falta de policiamento aumenta a sensação de insegurança: “A gente precisa de mais policiamento, de mais vigilantes. Assim, a população fica mais tranquila. Principalmente à noite”.
A reportagem do Diário do RN conversou sobre o assunto com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o coronel Francisco Araújo. Segundo o coronel, a sensação de insegurança é fruto da precipitação das pessoas, que compartilham conteúdos duvidosos que geram medo. Ele ainda afirma que a média na quantidade de crimes registrados no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é menor do que a registrada na última quinta (6). Portanto, Araújo considerou que aquele foi um dia atípico: “A média geral mostra que a estrutura de segurança está trabalhando e está garantindo a segurança da população”.
Sobre os áudios compartilhados por supostos integrantes de uma facção criminosa, o coronel afirmou que todos os conteúdos de teor criminoso estão sob análise de várias forças de segurança, como as polícias Civil e Federal: “Todos os áudios e vídeos, relacionados ao assunto, que passaram em grupos de Whatsapp foram encaminhados as autoridades policiais. Agora, cabe a eles realizar as investigações e identificar a fonte”.
O secretário da Sesed relatou que o trabalho para garantir tranquilidade no território potiguar foi intensificado e é realizado em conjunto com todas as forças de segurança do Estado. Para exemplificar, Araújo citou o reforço de barreiras policiais, executado pela Policia Militar e outras forças de policiamento ostensivos.
Solicitação
Nesta segunda (10) o deputado federal General Girão Monteiro anunciou, através de suas redes sociais, a solicitação de apoio ao Ministério da Justiça no enfrentamento às facções criminosas que dominam o território potiguar: “Cumprindo o meu papel de representante do RN, não posso ficar atônito diante do avanço das facções criminosas em nosso Estado. Já fui Secretário de Segurança e sei dos desafios que estamos enfrentando. Por isso, solicitei o apoio federal para auxiliar as nossas forças de segurança pública no combate efetivo ao crime. Queremos a paz social e a segurança de todos os potiguares de bem. O crime não prevalecerá!”