Ao final dos sete dias da 61ª da Festa do Boi, o Sebrae no Rio Grande do Norte alcançou a marca recorde de 20.000 atendimentos realizados. Durante o período, o espaço Agência Sebrae Festa do Boi também registrou outro número impressionante, com uma estimativa diária de visitantes entre 15.000 e 20.000 pessoas. Esses números são o resultado da diversidade de ações promovidas promovidas pelo Sebrae-RN durante a Festa do Boi, que ocorreu no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, entre os dias 7 e 14 de outubro.
O espaço Agência Sebrae Festa do Boi contou com diversas novidades para esta edição, consolidando-se como um polo de inovação e capacitação para produtores rurais e para o empreendedor potiguar.
A Agência Sebrae Festa do Boi destinou um espaço especial para as cachaças produzidas no estado, onde diversas marcas com estilos e histórias distintas puderam ser apreciadas pelos visitantes. O Sebrae-RN, por meio do programa Empreender, tem apoiado essas cachaçarias, promovendo o desenvolvimento e consolidação da produção de cachaças no estado. O Sebrae-RN também promoveu negócios de impacto social, oferecendo uma oportunidade para artesãos locais apresentarem e comercializarem seus produtos.
Um dos destaques foi a ativação dos cafés especiais do Nordeste, uma iniciativa que promoveu produtos de alto valor agregado e educou os visitantes sobre as características e sabores únicos desses cafés.
A Fazendinha, uma das portas de entrada para o espaço Agência Sebrae Festa do Boi, foi outra atração do evento e mais uma vez encantou os visitantes da Festa do Boi com a exibição de tecnologias sociais e exemplos de modelos de negócios rurais, evidenciando a posição do Sebrae-RN como um importante agente de desenvolvimento rural. Dentro desse espaço, os produtores também tiveram a oportunidade de receber orientações valiosas da equipe de consultoria técnica do Sebrae-RN.
Para o coordenador geral, Elton Alves, o balanço final do evento foi extremamente positivo, refletindo os esforços do Sebrae-RN de apoiar o produtor rural e os pequenos negócios. Além disso, o coordenador enfatizou a elevação do nível técnico apresentado no evento.
“É fundamental para o Sebrae estar presente na Festa do Boi e receber produtores de diversas regiões.Isso nos permite mostrar como, a cada ano, estamos aprimorando a qualidade dos seminários técnicos, da interação e da programação de modo geral, com o intuito de introduzir inovações no meio rural. Além de discutir as tendências, acreditamos que nosso papel também é impulsionar o desenvolvimento de novas tendências para o setor.”, avaliou o coordenador.
Para os próximos anos, a expectativa é trazer ainda mais inovação e crescimento para o meio rural através da construção do ecossistema local de inovação do agro. A iniciativa visa expandir a presença do Sebrae-RN para outros ambientes da Festa do Boi e estabelecer conexões com todos os visitantes e expositores.
“Dessa forma, o Sebrae mantém seu compromisso contínuo de promover o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo, contribuindo para a transformação de pequenas propriedades rurais em empreendimentos mais responsáveis social e ambientalmente”, concluiu Elton Alves.
A 61ª Festa do Boi é uma realização da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – ANORC e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim, Sebrae-RN e Polo Sebrae Agro. O evento aconteceu entre os dias 7 e 14 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal.