Por Fábio Pacheco
Duas atletas potiguares brilharam nas Paralimpíadas de Paris, no dia de ontem, conquistando duas medalhas para a seleção brasileira. A primeira conquista veio com Rosicleide Andrade que abriu a participação do Brasil no judô com uma medalha de bronze. Depois foi a vez de Cecília Araújo conquistar a prata na natação.
A judoca potiguar estreou nos Jogos Paralímpicos no pódio. Rosicleide faturou o bronze na categoria até 48kg da classe J1, para cegos totais ou com percepção de luz. A atleta da ADEVIRN venceu a argentina Rocio Ledesma Dure, aplicando um waza-ari e finalizando a luta com um ippon.
A conquista foi resultado do trabalho de preparação realizado pelos professores Tibério Maribondo e Silvânio França. Nos últimos dois anos, Rosi vinha colecionando títulos importantes como a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago de 2023 e a prata no Campeonato Mundial de Baku, em 2022.
Mais experiente, Cecília Araújo conquistou sua segunda medalha de prata nos 50m livre S8. A potiguar conseguiu o lugar no pódio após terminar o percurso em 30s31, atrás apenas da campeã Alice Tai. Cecília Araújo já havia sido medalha de prata na mesma prova, em Tóquio 2020.