PESQUISA
Hoje, a partir das 18h, no Repórter 98, o jornalista Felinto Filho comanda a divulgação de mais uma pesquisa DataVero/98 FM sobre intenção de voto para prefeito e vereador de Natal.
PASSADO
No último levantamento, o quadro apontava Carlos Eduardo com 40,3%; Paulinho Freire com 21,1%; Natália Bonavides com 13% e Rafael Motta com 5,8%. Depois disso, tivemos o início efetivo da campanha eleitoral nas ruas. Será que os candidatos conseguiram motivar o eleitor a mudar o quadro?
CABUGI
Na segunda-feira, a Inter TV Cabugi divulgou pesquisa realizada pelo instituto Quaest, em que Carlos Eduardo aparece com 44%, seguido de Paulinho, com 15%, Natália com 14% e Rafael com 4%.
FEIO
Alguns apoiadores do candidato Carlos Eduardo não só comemoraram o resultado da pesquisa da Inter TV Cabugi, como estabeleceram que os números da Quaest são balizadores e os demais não podem ser diferentes destes, senão, ‘pode ficar feio’ para as demais, caso não apresentem cenário semelhante ao que foi apresentado.
MONOPÓLIO
Na realidade, não existe o monopólio dos números ou da divulgação das pesquisas. Se existir algum instituto que fraude os dados, deve ser denunciado. Do contrário, todos precisam ser respeitados, mesmo que apresentem resultados diferentes do que este ou aquele cabo eleitoral gostaria.
DATAVERO
No caso do Instituto DataVero, o levantamento é realizado por pesquisadores capacitados, que usam plataforma de geolocalização para pontuar exatamente todos os locais das entrevistas, com tudo gravado no sistema e sua apresentação é realizada por plataforma digital que permite saber exatamente a intenção do voto do eleitor, o local onde ele reside e cruzar com os demais filtros, como sexo, idade, religião, etc.
CRÉDITO
Alguns, para descredibilizar as pesquisas que não lhe agradam, mesmo sem nenhum fundamento de prova, questionam ou insinuam irregularidade. É bom sempre lembrar que pesquisa é a fotografia do momento e está sujeita às mudanças que ocorrem no processo eleitoral.
IMAGEM
Está chegando a hora da propaganda eleitoral no rádio e na TV. É o momento em que os candidatos amplificam suas mensagens e multiplicam o universo atingido por elas. É a hora também de construir sua imagem e desconstruir a imagem dos adversários.
EXPECTATIVA
É grande a expectativa com a primeira pancada que virá no horário eleitoral. Quem vai levar a pancada, pela lógica, deve ser Carlos Eduardo, que lidera a corrida. Quem vai dar o primeiro chute?
PROVOCAÇÃO
Por falar em Carlos Eduardo, ele fez uma animação em sua propaganda nas redes sociais em que chama Paulinho de “Molinho”, “Mesquinho”. A sacada foi legal, só fica esquisito ser feito por quem lidera as pesquisas com folga.