Neste Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, vai ao ar o primeiro episódio do podcast Imprensa Negra no Brasil. Um produto original da Radioagência Nacional.
Ao longo de cinco episódios, publicados sempre às segundas e sextas-feiras, você vai conhecer um pouco dos 190 anos dessa história de luta e resistência por uma imprensa que não criminalize a população negra e a trate com o protagonismo e respeito que lhe são devidos.
A nossa viagem por essa história começará pelo jornal O Mulato, que depois passou a se chamar O Homem de Côr. A publicação nasce em 1933 denunciando o racismo do Exército brasileiro que separava seus soldados pela cor da pele e desrespeitava a Constituição. Mesmo tendo sido lançado com a escravidão vigorando, ela não foi tema do jornal. A intenção era mostrar a discriminação racial contra as pessoas livres.
Passaremos também por Abdias Nascimento, pela Revista Tição e a TV Quilombo. Iniciativas que ajudam a comunidade a preservar memória de lutas e chegam aos tempos atuais com jornalistas negros que desafiam a mídia tradicional.
E você verá que uma pauta será constante: a denúncia incessante das abordagens policiais racistas e a criminalização sistemática de negros. Era assim em 1833 e, infelizmente, continua assim em 2023
Verá também a luta pelo protagonismo para compor e contar a própria história.
“Um país de maioria negra como o nosso, é escandaloso, é intolerável que o negro só seja participante nas mais humildes e mal pagas situações de trabalho nesse país.”
Esse é Abdias Nascimento, em discurso em praça pública no dia 20 de novembro de 1983. E que segue atual.
Quer saber mais? Acompanhe os episódios pela Radioagência Nacional, pelo seu tocador de podcasts preferido ou ainda pelo Youtube onde a publicação será feita com interpretação em Libras.
Agência Brasil