A partir desta quarta-feira (1º), Natal terá novo prefeito. A cerimônia de posse do Paulinho Freire (UB), eleito em 27 de outubro, na capital do Rio Grande do Norte, está marcada para as 16h, no teatro Riachuelo. Paulinho Freire e Joanna Guerra (Republicanos), vice-prefeita eleita, serão empossados em um segundo momento de sessão solene da Câmara Municipal de Natal, que iniciará um pouco antes, na sede do legislativo municipal.
No primeiro momento, às 14h, no plenário da Câmara Municipal, acontecerá a cerimônia de posse dos vereadores. Os 29 nomes que ocuparão as cadeiras na nova legislatura, entre eleitos e reeleitos, serão empossados pelo decano da Casa, vereador eleito Subtenente Eliabe (PL).
Em seguida, deverá acontecer eleição à presidência da Casa para o biênio 2025-2026, bem como composição da Mesa Diretora.
O atual presidente, Ériko Jácome (PP), reeleito em outubro, deverá ser reconduzido ao cargo, após um acordo entre a maioria dos vereadores, que compõem a bancada do Governo na Câmara de Natal.
Após discurso do presidente eleito, a solenidade será interrompida e retomada no teatro Riachuelo, para a posse do novo prefeito. Após rito e discurso solene de posse, às 19h, Paulinho Freire segue para o Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, para receber a chave da cidade das mãos de Álvaro Dias, atual prefeito.
Paulinho Freire e Joanna Guerra foram eleitos no último dia 27 de outubro, no segundo turno da eleição, com 55,34% dos votos, ou 222.661 votos.
Em Mossoró, Allyson Bezerra fará caminhada até a Prefeitura
Já a posse dos eleitos e eleitas em Mossoró nas eleições deste ano acontecerá a partir das 15h. Assim como em Natal, a primeira parte deve acontecer na Câmara Municipal. Na ocasião, será dada posse aos 21 vereadores e vereadoras, seguida da eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio.
A solenidade de posse dos vereadores será presidida pelo eleito à Câmara com mais idade. Em Mossoró, o vereador Raério Cabeção (UB).
Imediatamente após a posse dos 21 parlamentares, com o juramento e assinados os termos de posse, a Casa realizará a eleição da Mesa Diretora, também no plenário do Legislativo, com votação nominal.
Os vereadores eleitos já chegaram ao consenso da eleição do parlamentar Genilson Alves (UB), reeleito em outubro, para presidir a Casa. Genilson foi líder do Governo na Câmara nos últimos quatro anos.
Proclamado o resultado, o presidente eleito e demais membros tomarão posse e assumirão seus lugares na Mesa Diretora. O presidente empossado fará o discurso de posse e suspenderá a sessão.
A sessão solene da Câmara será retomada às 18h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, para a posse de Allyson Bezerra (União) e Marcos Medeiros (PSD) nos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
A solenidade no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, após o intervalo, já será conduzida pelos novos membros da Mesa Diretora.
Allyson Bezerra e Marcos Medeiros vão proferir o compromisso solene de posse, e o presidente da Câmara fará a leitura dos termos de posse. Em seguida, por volta das 20h, o prefeito e o vice caminharão até o Palácio da Resistência, sede do poder Executivo mossoroense.
O prefeito do segundo maior colégio eleitoral do RN foi reeleito com 78,02% dos votos, ou 113.121 votos. Esta é a maior votação da história de Mossoró.
Os membros do poder Legislativo e os chefes do poder Executivo assumirão para exercício do mandato de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.