Por Fábio Pacheco
O instituto Datavero e a 98 FM de Natal divulgam, logo mais, às 18h, no programa Repórter 98, uma nova pesquisa eleitoral referente à disputa municipal na capital. A íntegra dos números estará também na edição desta quinta-feira, 29, do Diário do RN.
Registrada no TRE sob o número RN-07182/2024, a pesquisa foi realizada nos dias 26 e 27 de agosto em todas as regiões de Natal. Foram realizadas 1 mil entrevistas.
Além da intenção de votos espontânea e estimulada, a pesquisa sondou possíveis cenários para um segundo turno, assim como a rejeição aos candidatos. Um dos destaques é a pergunta sobre a certeza do voto. Os eleitores foram questionados sobre se ainda podem mudar a intenção de voto até o dia da eleição, em 6 de outubro. Os entrevistados também avaliaram as gestões Álvaro Dias (Republicanos), Fátima Bezerra (PT) e Lula (PT).
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.
Esta é a segunda sondagem após as convenções eleitorais. A primeira foi divulgada no dia 9 de agosto.
Na sondagem anterior, registrada sob o número 05348/2024, Carlos Eduardo (PSD) obteve 40,30% das intenções de votos, Paulinho Freire (UB) 21,10%, Natália Bonavides (PT) veio após a resposta ‘Nenhum’, que teve 15,80% de citações. A candidata do PT teve 13% das intenções de votos; Rafael Motta (Avante) teve 5,80%, Heró (PRTB) 0,30% e Nando Poeta 0,30%. Não sabem ou não responderam, 3,40%.
Além das convenções, a pesquisa aconteceu após definições de candidatos a vice. Foi definido o candidato a vice de Carlos Eduardo, Jacó Jácome (PSD), com intenção de alcançar o segmento evangélico; Milklei Leite (PV) indicado como o vice de Natália Bonavides, representando a Zona Norte; e o vice de Rafael Motta, o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte (Afern), José Odon Abdin (Avante).
Agora, será a vez de medir os impactos dos primeiros 10 dias de campanha eleitoral nas ruas e nas redes sociais.