O Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 fechou a primeira etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (QS) no Rio Grande do Norte, com uma final potiguar na praia de Miami, em Natal. A vitória foi do natalense Mateus Sena que conseguiu vencer Adauto Sena, que é de Baía Formosa.
A peruana Sol Aguirre ganhou a decisão feminina contra a cearense Juliana dos Santos, mas Laura Raupp já tinha conquistado o título de campeã do Circuito BB 2024 por antecipação. Um grande público lotou a praia de Miami nos quatro dias do evento.
Depois de ser campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, a meta de Mateus Sena agora é uma vaga entre os sete surfistas que o ranking regional da WSL South America, classifica para o Challenger Series, o circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).
Com os 1.000 pontos da vitória em Natal, Sena subiu para a nona posição no ranking e tem mais duas etapas em março do ano que vem, uma no Peru e outra em Florianópolis (SC), para fechar a lista da temporada 2024/2025.
“Ainda tem uma etapa de 3.000 pontos confirmada em Florianópolis, então estou dentro do jogo. Muito obrigado a todo mundo que veio aqui. Eu participo de QS há muitos anos e nunca vi um QS com a praia tão lotada como aqui. Eu queria muito deixar essa vitória em casa, então esse troféu aqui é nosso galera, muito obrigado a todos vocês”, disse Mateus.