O Banco Central do Brasil homologou o nome da ex-deputada estadual Márcia Maia para assumir a presidência da Agência de Fomento do RN. O ato de posse deve ser realizado na próxima semana pelo Conselho Gestor e Fiscal da agência. Marcia já foi presidente da AGN por mais de 3 anos e deixou a agência para disputar uma vaga como deputada federal. Apesar do histórico no cargo, a homologação do nome de Marcia Maia seguiu o tramite normal, que demora em média de dois a três meses, com uma análise criteriosa da vida pessoal e administrativa de quem pretende assumir a instituição financeira.
Durante a última gestão de Marcia à frente da AGN, a agência financeira quase triplicou o volume de crédito oferecido, bem como a redução da inadimplência no período do primeiro mandato da governadora Fátima Bezerra.
AGN
A Agência de Fomento do Rio Grande do Norte foi fundada no dia 2 de maio de 1999. Desde essa data que a AGN faz parte de uma nova geração de instituições financeiras públicas, criadas a partir da reformatação dos modelos de entidades bancárias estaduais existentes até 1996.
O principal objetivo da AGN é contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte. A instituição financeira é um exemplo do novo enfoque dado pelo Estado na condução das agências de fomento, promovendo novos padrões de eficiência e segurança operacional.
Antes de sua instalação foi elaborado um estudo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Federação das Indústrias do RN, envolvendo o Projeto Conceitual da Agência. Os modelos operacional, financeiro e administrativo, além da análise de viabilidade econômica e o conjunto de planos, normas e diretrizes, asseguram o pleno cumprimento dos objetivos da AGN.