Por Fábio Pacheco
O Governo do Estado anunciou a regularização fundiária do estádio Juvenal Lamartine, na Zona Leste de Natal, além de renovar a parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) para uso da praça esportiva, que será feita em sistema de cogestão com a Subsecretaria do Esporte e do Lazer. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, após reunião com o presidente da FNF, José Vanildo e com o Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto.
Segundo a governadora, a regularização do imóvel encerra uma disputa jurídica envolvendo a administração do estádio. “Vamos fazer o processo de regularização do imóvel e, paralelamente a isso, o Governo do Estado, através da Subsecretaria de Esportes e representação da FNF, definirá o instrumento jurídico adequado para podermos manter essa parceria, agora sob a forma de cogestão”, disse a governadora.
O presidente da FNF, José Vanildo, que participou da reunião acompanhado do diretor executivo, Erick Dias, elogiou a sensibilidade da governadora. “Com o fim de questão jurídica, vamos pensar no passo à frente, na formalização de um termo de gestão que envolva o governo do Estado e a federação para tocarmos o futebol. E a decisão da governadora nos deixa felizes e recompensados porque quem ganhou nisso tudo, foi o povo, o desportista e o Estado.”
Tombado pela Prefeitura do Natal pela importância cultural para a cidade, o Estádio Juvenal Lamartine é propriedade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1929, quando adquiriu o imóvel da antiga Liga de Desportes Terrestres do Estado do Rio Grande do Norte (antecessora da atual Federação Norte-rio-grandense de Futebol).