Faltou pouco para o potiguar Italo Ferreira conquistar o bicampeonato mundial de surfe. Na grande final do WSL 2024, realizada nesta sexta-feira (6), em Trestles, na Califórnia, o norte-rio-grandense venceu três baterias seguidas, mas perdeu a última, na decisão contra o havaiano John John Florence, que sagrou-se tricampeão.
O ilustre filho de Baía Formosa repetiu a campanha de 2022, quando também terminou na segunda colocação. Agora, o primeiro brasileiro medalhista de ouro olímpico no surfe, em Tóquio 2020, soma um título mundial conquistado em 2019, dois vices em 2022 e 2024, e um terceiro lugar no ano de 2021.
Mas o segundo vice-campeonato Italo pode ser comemorado como uma grande vitória, pois para chegar na final, o potiguar precisou vencer três grandes surfistas do WSL. Classificado em quinto lugar, Italo despachou na primeira bateria o quarto colocado do ranking Ethan Ewing, depois o terceiro Jack Robinson e o segundo na classificação, Griffin Colapinto.
Depois de três fortes e cansativas baterias, o potiguar foi para a final contra o primeiro do ranking, o havaiano John John Florence, que passou o dia esperando pelo finalista. Apesar da energia e raça demonstrada, em Trestles, Italo sentiu o cansaço, perdendo a final por 2 a 0 na melhor de três baterias.