O feriado municipal de Santos Reis, em Natal, é visto como uma oportunidade extra de faturamento para o setor hoteleiro e turístico. Mais um dia livre, e ainda colado no fim de semana, representa mais pessoas em busca de entretenimento, lazer e também dispostas a realizar pequenas viagens.
Para Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte), no auge do verão e da alta estação, a cidade já está cheia de turistas, mas o feriado pode esquentar também este período. “Esses feriados para o turismo são de vital importância, o feriado faz com que as pessoas saiam de casa para passear. Vamos supor uma pousada lá em São Miguel do Gostoso estaria com 60% da ocupação, mas poderia chegar a 80% por conta do feriado em Natal. O retorno do feriado é imediato para o turismo, sempre é bom e vale a pena”.
Para quem escolheu a praia para aproveitar o feriadão, o último boletim de balneabilidade divulgado pelo IDEMA aponta 3 trechos impróprios para o banho no litoral potiguar. Os pontos identificados como impróprios são a Praia de Areia Preta, próximo à Praça da Jangada, em Natal; Rio Pium nas proximidades do Balneário Pium, em Parnamirim; e a Foz do Rio Pirangi, localizada em Nísia Floresta.
OPERAÇÃO VERÃO
Nesta quinta-feira (05), o Governo do Estado iniciou, em todo o litoral potiguar, a Operação Verão que conta com ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais e prefeituras dos municípios do litoral potiguar, no período de veraneio. No setor ambiental, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-Idema/RN, realizará campanhas pautadas em temas de preservação e conservação, com ações educativas sobre o meio ambiente, riscos e cuidados em áreas de Falésias, biodiversidade, preservação do Morro do Careca e o período de desova das tartarugas.