A Operação Carro-Pipa, que foi suspensa nesta segunda-feira (26), devido a questões orçamentárias, será retomada na quinta-feira (28), após o Exército Brasileiro confirmar o recebimento do crédito disponibilizado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A informação foi confirmada pelo Coronel Júlio, chefe do escritório nacional responsável pela operação, em entrevista ao Diário do RN.
“Acredito que quinta. Temos que fazer duzentos empenhos, reajustar os planejamentos, talvez alguns recebam amanhã [quarta-feira] mas não é certo”, afirmou o Coronel Júlio.
A operação é essencial para o abastecimento de água em regiões do semiárido, incluindo o Rio Grande do Norte.
Na manhã desta terça-feira (26), durante o programa Bom Dia RN, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, havia anunciado que o governo federal enviou recursos ao Exército para assegurar a continuidade da Operação Carro-Pipa até o final do ano. De acordo com o ministro, a transferência dos recursos foi realizada na segunda-feira (25), e a situação seria regularizada ao longo desta terça-feira (26).
O coronel explicou que a suspensão ocorreu por falta de repasse integral dos recursos necessários para custear a distribuição de água durante todo o mês de novembro.
“Não foi recebido todo o recurso que precisava para custear o mês de novembro. Por isso o abastecimento só conseguiu ir até o dia 22. O governo federal não conseguiu enviar todo o crédito necessário para eu trabalhar todo o mês de novembro”, afirmou Cel. Júlio.
O coronel esclareceu que para novembro era necessário um total de R$ 3 milhões para garantir a continuidade da distribuição de água, mas nem todo o valor foi recebido, o que resultou na suspensão das atividades.
Ele também ressaltou que a operação atende cerca de 72 mil pessoas no estado, e a interrupção na distribuição impactou diretamente essas comunidades.