A praia de Barra do Cunhaú foi palco de um dos eventos mais aguardados do kitesurf: o Festival Kite Master. No último final de semana, atletas de várias regiões do país participaram da competição. Destaque para a disputa na categoria freestyle, que contou como a segunda etapa do brasileiro da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK).
O grande vencedor foi o cearense Ismael Silva, após superar o pentacampeão mundial Carlos Mario “Bebê”, que é seu primo. “Foi minha primeira vez competindo aqui no Rio Grande do Norte, eu vim com uma expectativa muito, e competi com meu primo Carlos Mario que é uma grande inspiração pra mim, a gente treina juntos. Eu estou muito feliz com esse resultado”, disse Ismael, que tem 17 anos. Carlos Mario e João Lucas, também do Ceará, completaram o pódio da Freestyle.
No feminino a vitória ficou a atleta do Piauí Cristielly da Silva. Com apenas 14 anos, ela foi um dos grandes destaques da competição e venceu também as categorias TT Race e Big Air.
No total, mais de 90 atletas participaram da competição que contou com cinco categorias. O tricampeão mundial de windsurf Kauli Sead foi um deles. Para ele, que é empresário e tem uma escola de kite em São Miguel do Gostoso, eventos como esse fortalecem a cena do esporte à vela no Rio Grande do Norte.
“É disso que o Rio Grande do Norte precisa: de eventos como esse, de fomento ao esporte, de divulgação. O RN tem uma peculiaridade que é a posição geográfica, o estado fica na esquina do Brasil, então a gente tem uma temporada mais longa de ventos”, disse Kauli.