Luana Wandecy Pereira da Silva, fundadora da startup Smartpet Tecnologia, se destacou ao conquistar o primeiro lugar na categoria Ciência e Tecnologia do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios etapa Rio Grande do Norte. Com uma solução inovadora que visa melhorar a vida de cães cegos e de seus tutores, a startup de Luana, batizada de coleira Blindog, tem atraído atenção e reconhecimento pelo desenvolvimento de dispositivos tecnológicos que proporcionam mais autonomia e segurança para os animais, especialmente os que apresentam deficiência visual.
A vitória na etapa regional garantiu a Luana a oportunidade de representar o Rio Grande do Norte na grande final nacional do prêmio, que será realizada na próxima quinta-feira (21), no evento Delas Summit em Florianópolis/SC . Para a empreendedora, o reconhecimento é um marco tanto pessoal quanto para a sua equipe e reflete o potencial transformador da ciência e tecnologia quando aplicadas com um propósito social. “Nosso objetivo sempre foi desenvolver uma solução que pudesse impactar a vida dos animais e de seus tutores. O Blindog é fruto de muito trabalho e pesquisa, e esse prêmio é mais um incentivo para continuarmos inovando”, afirmou Luana, emocionada, ao receber o prêmio.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios celebra a trajetória e os esforços de mulheres que se destacam em áreas tradicionalmente desafiadoras, incentivando o protagonismo feminino no empreendedorismo. Luana representa, assim, um exemplo de determinação e de sucesso para que outras mulheres empreendedoras, especialmente no campo da ciência e tecnologia, que ainda conta com uma baixa representatividade feminina.
Para a gestora do Prêmio no Rio Grande do Norte, Elisete Lopes, “a conquista de Luana na categoria Ciência e Tecnologia mostra como o empreendedorismo feminino está fazendo a diferença em áreas estratégicas e, ao mesmo tempo, impactando vidas. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem o compromisso de valorizar essas trajetórias e dar visibilidade ao trabalho de mulheres que, como ela, estão rompendo barreiras e desenvolvendo soluções que fazem a diferença em suas comunidades, no estado e no país. Estamos entusiasmados em acompanhar essa jornada até a etapa nacional e confiantes de que histórias como a de Luana continuarão inspirando e incentivando mais mulheres a empreenderem com propósito e inovação”, disse.
A startup Smartpet Tecnologia desenvolvedora da BlinDog – premiada como Startup Revelação do Ano 2023 no Prêmio Startup Awards, maior prêmio do ecossistema de inovação do Brasil e na temporada 4 da Shark Tank Brasil: Negociando com Tubarões (reality show nacional de empreendedorismo)tem planos de expandir a produção do Blindog, buscando alcançar mais mercados e ajudar cães cegos e seus tutores em outras regiões do Brasil e até no exterior. Para o Sebrae, a participação de Luana Wandecy na etapa nacional é um orgulho para o Rio Grande do Norte e demonstra a importância de apoiar iniciativas que combinam inovação tecnológica e impacto social.
Com esse projeto, Luana mostra como o empreendedorismo pode ser uma força de transformação, inspirando e elevando o papel da ciência e tecnologia em soluções voltadas para o bem-estar animal.