O FORTALECIMENTO DA BANCADA FEDERAL
Para quem analisa o quadro político do estado e já observa as primeiras movimentações em torno das eleições de 2026 sabe perfeitamente da importância que a bancada federal terá na contribuição para o sucesso de um grupo político no próximo pleito, seja nas majoritárias de governador e senador ou na proporcional com os deputados federais.
Hoje, o quadro se delineia com a composição da bancada federal composta pela senadora Zenaide Maia (PSD) e pelos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) e mais oito representantes na Câmara Federal que são Benes Leocádio (União Brasil), Carla Dickson (União Brasil), Fernando Mineiro (PT), General Girão (PL), João Maia (PP), Natália Bonavides (PT), Robinson Faria (Republicanos) e Sargento Gonçalves (PL).
Embora ainda não haja uma definição quanto aos posicionamentos, já se sabe que a tendência é a composição de dois grupos que se enfrentarão com essa formação dentro da bancada federal. Na oposição ao governo do estado estarão os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim juntamente com os deputados federais Benes Leocádio, Carla Dickson, General Girão, Robinson Faria e o Sargento Gonçalves. Na situação, estarão a senadora Zenaide Maia e os parlamentares federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ficando João Maia ainda para se definir, mesmo com tendência governista, em qual bloco irá participar nas próximas eleições.
A atual bancada federal terá uma força imensurável nas próximas eleições para renovar seus próprios mandatos, como também para contribuir com a eleição majoritária para o governo do estado. A bancada federal do RN, como acontece em todos os estados da federação, está cada vez mais fortalecida graças ao novo sistema de distribuição das emendas parlamentares que faz com que senadores e deputados federais canalizem mais recursos para os prefeitos e demais instituições comunitárias.
EXTERIOR
Representando a governadora Fátima Bezerra na reunião da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, o secretário Silvio Torquato, do Desenvolvimento Econômico, pôde constatar crescimento de 21% no comércio exterior do RN com a Espanha, em 2024.
CRESCIMENTO
Para Silvio Torquato, “a movimentação crescente do comércio exterior demonstra a capacidade do Rio Grande do Norte de se inserir cada vez mais no mercado global”. Segundo publicação do Banco do Brasil, o PIB do RN deve crescer 6,1% em 2024, com a indústria projetando avanço de 16,1%.
PONDÉ
Em sua coluna semanal no jornal Folha de São Paulo, o escritor, ensaísta e doutor em Filosofia pela USP Luiz Felipe Pondé, escreveu com o título “Estão zombando com a nossa cara”, ensaio a respeito da situação atual no Brasil, englobando partidos, políticos e os poderes constituídos.
ZOAÇÃO
Escreveu Pondé: “O PT é uma grande zoação. Uma gangue em vias de inviabilizar o país por cem anos desfila com ares de amantes da democracia”. E vai complementando: “Muitos dos poderosos zoam com a nossa cara. Quer exemplos? Lula. Afirma com a cara limpa que todos terão picanha no prato. Nega frontalmente que haja inflação na comida, e, se houver, a culpa é do mercado, da má comunicação do governo…”
ZOAÇÃO 2
“O legislativo – escreveu Pondé – é uma vergonha. Desvia verbas, cuspindo na cara de que tem, pelo menos, dois neurônios. Emenda PIX ou sei lá o nome que derem, são um roubo e uma zoação clara com a nossa cara. O poder judiciário não fica atrás, com um claro alinhamento com o governo federal”
ZOAÇÃO 3
Concluindo o seu ensaio, Luiz Felipe Pondé crava na oposição: “E a oposição? Meu Deus, que catástrofe. Bolsonaro e seus idiotas de plantão são a zoação encarnada. Destruíram qualquer reação racional à gangue de sempre. A cacofonia da direita hoje é uma humilhação à inteligência.
Temo que o Brasil esteja perdido por cem anos. Jovens, fujam”.
INVESTIMENTOS
Dirigentes do grupo Acciona-Nordex, responsável pelo projeto Alto dos Ventos que representará investimentos de 13 bilhões de reais entre os municípios de Macau, Guamaré e Pendências, estiveram hoje com a governadora Fátima Bezerra. Em 2023, a governadora petista conheceu de perto as operações da Acciona-Nordex Green Hydrogen, na Espanha.
PORTO
O presidente do grupo espanhol, Pablo Pulpeiro, que vai investir cerca de R$ 13 bilhões na região de Macau confirmou a instalação do empreendimento e expressou interesse na estrutura do Porto Industrial Verde.