O dia dos namorados está se aproximando, no próximo dia 12 de junho e o comércio já aposta no reaquecimento do setor. A expectativa é de que a movimentação supere o ano anterior, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 99,7 milhões de pessoas devem ir às compras, um aumento de 7,6 milhões quando comparado a 2022.
Em Natal, a expectativa também é de crescimento, conforme falou sobre a data o presidente da CDL Natal, José Lucena: “o dia dos namorados é uma data de grande importância para o comércio. Aquece toda cadeia produtiva. Movimenta lojas, floriculturas, bares e restaurantes. O apelo emocional é grande, bom para quem se programa e tem um bom planejamento para a data.
”Ainda segundo a pesquisa, os esposos e esposas aparecem em primeiro lugar com 66% dos que irão presentear seus parceiros, já os casais de namorados aparecem em segundo lugar com 31%. Já quando o assunto são os que não irão presentear, 51% das pessoas que participaram da pesquisa informaram não ter namorado ou noivo ou cônjuge, 10% irão priorizar o pagamento de dívidas e 9% informaram que não tem dinheiro.
Quando o assunto é o presente, segundo o levantamento da CNDL, 53% dos brasileiros devem comprar apenas um presente, enquanto 30% devem presentear com dois itens. Em média, os consumidores devem gastar R$232 com os presentes. As roupas, perfumes, cosméticos e maquiagens lideram o ranking dos presentes mais procurados nessa época do ano.
Os gastos com os presentes também devem aumentar neste ano, 36% dos entrevistados informaram que devem gastar mais comprando um presente melhor para o seu parceiro. Já 12% dos entrevistados disseram que devem gastar menos devido ao orçamento está mais apertado e o alto preço dos produtos, já 37% pretendem gastar o mesmo valor que no ano anterior.
O aumento de R$36 do ticket médio, no comparativo ao ano anterior, entre as classes A/B, representa um aumento de R$5,1 bilhões, levando à expectativa de que a data deve movimentar R$23,17 bilhões no setor de varejo e serviços em todo país.
A empresária Vitória Lima, proprietária da loja Sense, aposta nas promoções e kits especiais para vender mais: “Criamos kits prontos, para atender aos clientes mais indecisos e que desejam variar nos produtos. Além disso, apostamos nos produtos mais tradicionais como as velas e pétalas. Aliando também no cuidado da embalagem, o preço, toda pré e pós-venda”.
Presente no mercado natalense há 10 anos, Vitória foi uma das pioneiras na venda de produtos para adultos e lingeries na cidade, ajudando a quebrar muitos tabus. Segundo a empresária, a data é aguardada por todo ano: “nos preparamos com antecedência, repomos estoque de produtos que saem com maior frequência e buscamos sempre o que existe de mais novo no mercado para trazer para o nosso cliente”.
Mas enquanto lojistas se preparam e as pesquisas confirmam que os enamorados estão motivados para presentear, também é importante não extrapolar os limites de gastos. 33% dos entrevistados pela CNDL afirmaram que reconhecem gastar mais do que podem na compra dos presentes. As justificativas são variadas para o gasto excessivo, passando por acreditar que o parceiro merece algo melhor e também que para agradar aos desejos do parceiro não há um limite de gastos.
Porém, a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alerta sobre os gastos excessivos e o endividamento neste período: “O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso acima de tudo ter disciplina para conter os gastos e usar da criatividade e presentes alternativos para comemorar a data”.