Ao anunciar nesta terça-feira o calendário do futebol brasileiro para 2025, a CBF também publicou em seu site um documento assinado por seu presidente, Ednaldo Rodrigues, no qual explica os critérios utilizados para elaborá-lo e detalha tentativas de melhorá-lo.
Uma delas foi um ofício enviado à Conmebol em setembro de 2024 com algumas sugestões. A ideia era discutir possíveis mudanças para os torneios internacionais. O documento não menciona o ano, mas foi apurado pelo GE que a proposta seria para 2026 – portanto, com efeito no Brasileirão de 2025. A CBF não tentou mudar as regras da Série A com a competição em andamento. As sugestões da CBF foram:
- a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana
- a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores
- mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos
Dirigentes da Conmebol e da CBF realizaram conversas informais sobre pedidos relacionados à situação dos clubes brasileiros, mas não houve progresso significativo. A Conmebol não respondeu ao ofício enviado pela CBF e, por enquanto, não planeja fazer alterações nas principais competições de clubes da América do Sul, mantendo os termos dos contratos comerciais vigentes até 2026.
A intenção da CBF com o ofício era sensibilizar a Conmebol para as dificuldades que os clubes brasileiros enfrentam. Nesta edição da Sul-Americana, quatro clubes do Brasil — Internacional, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Athletico-PR — participaram dos playoffs, resultando em um calendário ainda mais apertado para essas equipes.
Com informações do Globo Esporte