Olá, queridos leitores. Neste artigo, conheceremos mais sobre um famoso ponto turístico do estado do Rio Grande do Norte: o Solar Ferreiro Torto, localizado em Macaíba. Desde já, peço encarecidamente a todos que deixem a imaginação fluir para que possamos revisitar aquela época histórica através deste texto.
Construído no início do século XVII pelo Capitão Francisco Rodrigues Coelho, nasceu o Engenho Potengi. Devido ao rio de mesmo nome passar ao lado da construção, surgiu então o segundo engenho de cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte.
Em 1847, a antiga construção é demolida pelo Coronel Estêvão Moura e ergueu a atual construção com “base em planta quadrangular de sua autoria, confortável e elegante palacete, moldado em estilo colonial português desenvolvido em dois pavimentos” como afirma os registros.
O solar passou por restauração nos anos 1980 para abrigar a sede do Poder Executivo do município entre 1983 e 1989, porém, isso resultou na modificação da estrutura original do prédio. Em 1994, o Ferreiro Torto foi tombado pela Fundação José Augusto devido aos fragmentos históricos que guarda sobre o município de Macaíba.
Agora, leitor, faço uma pergunta. Se você já visitou o Solar, provavelmente viu a estátua localizada na frente da casa. Mas você já ouviu falar na lenda da Sinhazinha, filha do senhor do engenho?
Segundo essa lenda, a filha do senhor do engenho se apaixonou pelo escravo de seu pai e começou a se encontrar às escondidas com ele. Em um desses encontros, o pai da moça chega à varanda da casa e os surpreende conversando, ficando tomado pela raiva e atirando em direção ao escravo. Ao presenciar a cena, a filha se coloca na frente de seu amado, sendo atingida pelo disparo e falecendo. O senhor, enfurecido, ordena que o escravo seja enterrado vivo, de cabeça para baixo, em frente à sua residência.
Depois de ter sido utilizado como sede da prefeitura de Macaíba, o Solar foi convertido em museu municipal durante a gestão de Odiléia Mércia Mesquita. Posteriormente, foi fechado e reaberto como museu regional na gestão de Mônica Nóbrega Dantas. Após sofrer assaltos e depredações, o local foi reinaugurado como Complexo Turístico e Cultural Solar Ferreiro Torto em abril de 2003, durante a gestão do prefeito Fernando Cunha Lima Bezerra.
O complexo apresenta uma coleção de fotografias antigas da cidade de Macaíba e de seus cidadãos que se destacaram em diversos segmentos sociais.
Um abraço, fiquem com Deus e até semana que vem!