Por Fábio Pacheco
O ABC ainda tem dois jogos para confirmar a permanência na Série C e a conquista da terceira vaga na Copa do Brasil de 2025. Como as duas vagas são para o campeão e o vice potiguar, no caso América e Santa Cruz, o alvinegro precisa obter uma colocação melhor que a do Sampaio Corrêa.
Se terminar na frente na classificação geral do Brasileiro, a Federação Norte-rio-grandense, poderá assegurar uma terceira vaga na Copa do Brasil de 2025.
Vaga esta que será destinada ao Alvinegro, terceiro colocado do Campeonato Estadual. A matemática é simples, depois do jogo Sampaio 2×2 ABC, o RN passou a ter 55 pontos de vantagem frente ao Maranhã no ranking de federações da CBF. Para o pesquisador do futebol potiguar, Marcos Trindade, que acompanha os números, o RN dificilmente perde a vaga.
De acordo com Trindade, a pontuação do ranking no momento está com o RN em 14º lugar com 6.696 pontos, seguido pelo Maranhão em 15º com 6.641 pontos e o Amazonas, 16º colocado com 6.458 pontos. Nas últimas duas rodadas da Série C, ABC vai enfrentar o Caxias (fora) e Aparecidense (casa), enquanto o Sampaio pega o Ypiranga (fora) e Confiança (casa).
DESFALQUES
Para o jogo em Caxias do Sul, o ABC não contará com o goleiro Pedro Paulo. Emprestado pelo clube gaúcho, existe uma cláusula contratual que impede o jogador de enfrentar o time de origem. Matheus Refundini deve ser titular no Rio Grande do Sul. Outro desfalque é volante Walfrido que tomou o terceiro cartão amarelo no empate contra o Sampaio Corrêa.