A partir de segunda-feira, 3 de fevereiro, até a sexta-feira, 7 de fevereiro, os moradores de Martins, tanto da zona urbana quanto rural, terão a oportunidade de trocar suas lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED em mais uma ação do Projeto Energia com Cidadania, promovido pela Neoenergia Cosern. A carreta da empresa ficará posicionada na Praça do Bairro José Elinas dos Santos, funcionando das 8h30 às 16h30, com intervalo para almoço das 12h às 13h.
Além da troca de lâmpadas, os moradores também poderão efetuar o pagamento das contas de energia por meio de cartão de crédito, débito ou PIX, com possibilidade de parcelamento.
A ação integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o objetivo de incentivar o consumo consciente de energia, reduzir os custos com a conta de luz e contribuir para a descarbonização da área de concessão da empresa.
A troca pelas lâmpadas de LED oferece uma série de vantagens. Elas têm uma vida útil de cerca de 25 mil horas, mais que o dobro das lâmpadas fluorescentes, que duram cerca de 15 mil horas. Além disso, as lâmpadas de LED causam menos impacto ambiental, pois não contêm elementos tóxicos, como o mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes, que pode ser prejudicial ao meio ambiente se descartado de forma inadequada.
Para participar, os moradores precisam atender a alguns critérios: ser cliente residencial ou rural-residencial, morar em comunidade popular ou estar inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), apresentar a conta de energia paga do mês anterior, não ter débitos com a concessionária, não ter participado de projetos semelhantes nos últimos seis anos (limite de troca de até 8 lâmpadas) e entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas, com potência igual ou superior a 14W.