Natal costuma figurar em rankings de destinos turísticos mais procurados no país. No entanto, esse resultado nem sempre se reverte em vendas. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, apesar dessa realidade provavelmente não mudar nesta alta temporada, é esperado, sim, um incremento na ocupação hoteleira não só da capital, mas de todo o estado, que deve ficar em torno de 5 a 6% em relação ao ano passado. Para o gestor, esse resultado está relacionado à fase final da obra da engorda da praia de Ponta Negra.
“A gente sente que há uma procura maior e, além dessa procura, está havendo mais vendas; ou seja, provavelmente, teremos uma ocupação média melhor do que a do ano passado. Então, a gente espera para este verão uma ocupação média acima de 70%. A gente não está falando só de Natal, é o destino RN, a nível de Pipa, Natal, Gostoso, até Galinhos. A gente espera que tenha um incremento aí de 5, 6% [em relação ao ano passado]. Se chegar aos 10, será maravilhoso”, afirmou Gosson.
Para o hoteleiro, o provável aumento das vendas será “indiscutivelmente” um fruto do avanço da obra da engorda da praia de Ponta Negra. Ele celebra ainda a realização do Festival Vem Verão – parte da programação do Natal em Natal, realizado pela prefeitura – na área da engorda. “Até a programação do réveillon, que já vai ser na beira da praia [vai trazer um reflexo positivo]. A hotelaria está divulgando junto as agências, operadoras de turismo, que são os grandes vendedores do nosso destino”, disse.
Ele lamenta, no entanto, que a programação do Natal em Natal não seja divulgada com mais antecedência – apesar de já comemorar o avanço na antecipação com que foi anunciada este ano – e a falta de uma divulgação maciça do evento.
“Se ela fosse divulgada 4, 5, 6 meses antes, melhor ainda seria. A gente precisa que a prefeitura divulgue com muita antecedência. Não precisa que já tenha os shows, os eventos programados, o que precisa é uma divulgação maciça a nível de rede social, de imprensa, das grandes agências e operadoras para atrairmos mais turistas para esse evento, especificamente”, pontuou.
Abdon Gosson ressaltou ainda que espera uma gestão firme do Executivo Municipal quanto ao ordenamento da praia de Ponta Negra, para aumentar ainda mais a atratividade a ser conquistada com a engorda. “A gente precisa, na verdade, é que a praia tenha um ordenamento, tenha uma respeitabilidade maior, a cada dia, ao turista que aqui chegar. Se ela for respeitosa, ou seja, for organizada, com as barracas direitinhas, não deixar que aqueles ambulantes invadam a praia, [tiver] limpeza, segurança, [se houver] tudo isso, com certeza absoluta, teremos um retorno significativo e positivo nos próximos anos”.
Festival Vem Verão
O grande destaque da programação do Natal em Natal 2024 é o Festival Vem Verão, que será realizado no trecho da engorda da praia de Ponta Negra e na praia da Redinha, de 27 a 31 de dezembro. Entre as atrações confirmadas estão Pedro Sampaio, Olodum, Cavaleiros do Forró e Grafith. No réveillon, a atração principal será a dupla Iguinho e Lulinha.