Por Bruna Torres
Com o tema “Que o nascimento de Cristo seja luz para guiar nossos corações”, a tradicional festa de Santos Reis, co-padroeiros da cidade de Natal, é celebrada até o próximo sábado (6), feriado municipal de Dia dos Santos Reis. A programação é desenvolvida no Santuário de Santos Reis, localizado no bairro de Santos Reis, zona leste da capital, com celebração religiosa e musical, que também faz parte dos eventos sociais que fomentam a cultura e lazer da localidade em sua 114ª edição.
“É um momento de celebração religiosa, envolvida de muita popularidade e fé. As pessoas se aproximam dos Santos Reis Magos porque são os primeiros dias do ano e elas querem esperança, saúde, tranquilidade. Então, os Santos Reis se tornaram pessoas que estando próximas de Jesus têm essa possibilidade de trazer graças e bênçãos”, ressalta Padre Francisco, pároco da Paróquia Sagrada Família, no qual o Santuário dos Santos Reis Magos pertence.
O pároco também reforça que o evento é de suma importância para Natal, tendo em vista tudo que ele engloba, a cultura local, a religião, a sociedade e a igreja, numa mobilização social.
“Mexe com toda a igreja de Natal, com toda a arquidiocese, mexe com o estado, com a prefeitura, os órgãos da prefeitura, então é um evento que não é tão grandioso em termos sociais, de festas sociais, mas é religioso, é muito grandioso. Então, é um momento especial que a nossa comunidade daqui, do bairro das Rocas, da zona leste, de toda a cidade do Natal vive”.
Nesta sexta-feira (5), a programação começou cedo com a caminhada penitencial e missa, às 5h da manhã, na Fortaleza dos Reis Magos. O novenário será celebrado às 19h, contando tradicionalmente com a participação de padres e diáconos da Arquidiocese de Natal. Padre Francisco ressalta o momento de expressão de fé, pois durante todo o novenário, segundo ele, muitos fiéis passam rezando, alguns até vêm de outros municípios e até mesmo de outros estados, para expressar sua devoção, pagar promessas e fazer ofertas.
“O evento é aberto para todos. Não há religião. Vêm jovens, crianças, adultos, famílias. A festa insere a comunidade. Muitas pessoas vêm pelas suas vendas. É o tempo que ganha um dinheiro a mais. As pessoas vêm rezar, as pessoas vêm pagar suas promessas. Então a estimativa de público a cada ano cresce. A procissão dá 20 mil pessoas, ou até, às vezes, um pouco mais”.
Os festejos encerram no dia 6. Pela manhã, serão celebradas três missas, no Santuário: às 7h, às 9h e às 11 horas. A procissão conduzindo as imagens dos Santos Reis terá início às 16h, concluindo com a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso.
Programação social
À noite, os shows gratuitos acontecem na Praça Engenheiro Wilson Miranda, no bairro de Santos Reis. Nesta sexta-feira (5), sobem ao palco às 21h, Erika Silva e às 22h30, Placillio Diniz. Sábado (06), último dia de festa, as atrações são: às 20h, Dj Bruno, 20h30 é a vez do Circuito Musical e por fim, às 22h30, Guga PlayBoy.