Os Acadêmicos do Tucuruvi e a Pérola Negra terminaram a apuração do Grupo de Acesso 1 nas duas primeiras colocações e desfilarão no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2027. A leitura das notas aconteceu no Sambódromo do Anhembi, na manhã desta terça-feira (17).
Enquanto o Tucuruvi liderou com folga durante toda a apuração, a Pérola Negra enfrentou um embate nota a nota com escolas como Unidos de Vila Maria, Independente Tricolor, Pérola Negra e Mancha Verde. Nenê de Vila Matilde e Camisa 12 terminaram a leitura das notas nas últimas colocações e desfilarão no Grupo de Acesso 2 no próximo Carnaval. Veja como foi a apuração do Grupo de Acesso 1 de São Paulo.
Tucuruvi e Pérola Negra estarão no Desfile das Campeãs, no sábado (21), ao lado das cinco primeiras escolas do Grupo Especial. Também desfilarão a campeã e a vice do Grupo de Acesso 2, Morro da Casa Verde e X-9 Paulistana.
A escola da Cantareira apresentou o enredo “Anti-Herói Brasil”, desenvolvido pelo carnavalesco Nicolas Gonçalves e pelo enredista Cleiton Almeida. A narrativa apresentava um protesto contra as amarras do regulamento que rebaixaram a escola em 2025 e refletia sobre os personagens da cultura brasileira que se encaixam no perfil de anti-herói.
A Pérola Negra, por sua vez, contou a história de Maria Bonita com o enredo “Valei-me cangaceira arretada, Maria que abala é gira valente e Bonita que vence demanda”. No ano anterior, a escola da zona oeste já havia subido do Grupo de Acesso 2 para o Grupo de Acesso 1.
Confira abaixo a classificação do Grupo de Acesso 1 de SP
- Acadêmicos do Tucuruvi – 269,9
- Pérola Negra – 269,4
- Mancha Verde – 269,4
- Independente Tricolor – 269,3
- Unidos de Vila Maria – 269,3
- Dom Bosco de Itaquera – 269,1
- Nenê de Vila Matilde – 268,7
- Camisa 12 – 268,5
*Com informações de CNN

