O Partido dos Trabalhadores da Bahia realizou neste sábado (7) um ato político e cultural em comemoração aos 46 anos da legenda, no Trapiche Barnabé, em Salvador, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento reuniu militantes, dirigentes partidários de diferentes estados, parlamentares e lideranças nacionais e regionais do PT.
Entre os participantes estiveram representantes do Rio Grande do Norte, como a presidente do PT-RN, Samanda Alves, a governadora do estado, o pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier, os deputados federais Natália e Mineiro, além da vereadora Brisa.
Em discurso, o presidente Lula destacou a defesa da soberania nacional e da democracia, princípios que, segundo ele, acompanham a trajetória do partido desde a fundação. “O nosso país é um país soberano. A gente quer trabalhar com todo mundo, mas a gente não quer dono, não quer voltar a ser colonizado. Nosso país é solidário ao povo cubano, que é vítima de um massacre de especulação dos Estados Unidos contra eles. E nós temos que encontrar, enquanto partido, um jeito de ajudar”, afirmou.
O evento contou ainda com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do senador Jaques Wagner; do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro da Casa Civil, Rui Costa; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; do presidente nacional do PT, Edinho Silva; e do presidente estadual do PT na Bahia, Tássio Brito.
Edinho Silva ressaltou a capacidade de articulação política do partido e elogiou a gestão estadual baiana. “Nestes dias em que estive na Bahia, tive a oportunidade de conhecer projetos do governo do estado e dizer a Jerônimo: você é motivo de orgulho para o nosso partido, você nos honra enquanto governador do PT por tudo que tem feito de transformação na vida de todos os baianos, dando continuidade aos legados que nossos companheiros Rui Costa e Jaques Wagner construíram em solo baiano”, declarou.
Já o presidente estadual do PT na Bahia, Tássio Brito, destacou a trajetória histórica da legenda e o papel de Lula no projeto político do partido. “É uma alegria muito grande pro PT da Bahia receber companheiros de todo o Brasil para celebrar os 46 anos dessa construção coletiva, simbolizada na pessoa que é a maior liderança política já produzida pela classe trabalhadora, que é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senhor é o nosso condutor em todos os momentos desde a fundação. Foi o senhor o responsável por entrar no governo em 2003 e mudar a realidade do Brasil, da Bahia e do Nordeste”, afirmou.
A celebração marcou mais um aniversário do partido com discursos políticos, manifestações culturais e a presença de lideranças de diferentes regiões do país.

