Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (26), a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) propôs voto de aplauso à costureira e atriz Tânia Maria, de 78 anos, que vive no Seridó do Rio Grande do Norte. A parlamentar destacou a participação da potiguar no filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, no qual contracena com Wagner Moura. A senadora destacou que a atuação tem despertado atenção de público, crítica e da indústria cinematográfica internacional.
— Rainha da cena, dona de uma interpretação naturalista e magnética, essa atriz conquista plateias nacionais e internacionais. Tânia também aparece na crítica especializada, inclusive como cotada para atriz coadjuvante no Oscar de 2026, o maior prêmio da indústria de cinema norte-americana. O sonho de D. Tânia é ir para Hollywood. Para nós, ela já é uma vencedora por dar esse exemplo de que a mulher, independentemente de onde viva e de que idade tenha, pode estar onde quiser estar. D. Tânia tem toda a nossa torcida e, no nosso coração, já é campeã de todos os prêmios e homenagens, e sem reconhecimento tardio, porque a vida é aqui e agora — disse.
A senadora também mencionou a presença de Tânia em outras obras, como Bacurau, e disse que sua trajetória representa a força de artistas que emergem de regiões fora dos grandes centros. Zenaide afirmou que o reconhecimento da atriz reforça a importância de ampliar a visibilidade de mulheres na arte e de valorizar a produção cultural de diferentes territórios do país.
— A representatividade da mulher na arte brasileira e mundial é um assunto da maior relevância. Aprovar este voto de aplauso demonstra a sensibilidade do Parlamento brasileiro para celebrar os artistas de todos os cantos do Brasil, corrigir injustiças históricas e abrir caminhos para que o talento feminino encontre o seu legítimo espaço — declarou.
Fonte: Agência Senado

