O Festival URBANOCINE está de volta à capital potiguar para dois dias de imersão no audiovisual e debate cultural. Com entrada gratuita, o evento acontece na Casa da Ribeira nos dias 13 e 14 de novembro, prometendo uma programação diversificada que inclui cinema, encontros com realizadores e muita música.
O retorno do festival se dá após uma intensa jornada de intercâmbio cultural em Cuba, onde o projeto realizou oficinas de vídeo-cartas, musicalidades afro-latinas e fotografia documental nas cidades de San Antonio de los Baños e Havana.
Intercâmbio e Diálogo com a América Latina
Criado em 2013, o URBANOCINE é um projeto potiguar com uma atuação marcada pela democratização do acesso ao audiovisual. A iniciativa promove exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir da sétima arte.
O idealizador, Gustavo Guedes, ressalta a importância da experiência recente no intercâmbio latino-americano:
“O cinema é um idioma comum. Conseguimos trocar experiências sobre o que é ser jovem e latino-americano, e essas conexões estarão refletidas na sétima edição do URBANOCINE.”
O festival continua a fortalecer o diálogo entre o cinema do Rio Grande do Norte e o restante da América Latina, criando novas narrativas que consolidam o audiovisual como uma poderosa ferramenta de expressão e transformação social.
Destaques da Programação
A sétima edição do URBANOCINE está recheada de atividades que vão das exibições infantis aos debates com cineastas, com o set Latinidades do DJ Samir animando o hall de entrada nas aberturas e encerramentos. A programação é mediada pela produtora Rosy Nascimento.
Quinta-feira, 13 de Novembro
- 15h às 17h: Mostra Infantil
- 18h: Abertura com DJ Samir – Latinidades
- 19h: Mostra RN (Exibição de 4 filmes potiguares)
- 20h: Bate-papo com realizadores potiguares
- 20h40: Mostra BR (Exibição de 4 filmes nacionais)
Sexta-feira, 14 de Novembro
- 15h às 17h: Mostra Infantil
- 18h: Abertura com DJ Samir – Latinidades
- 19h: Mostra RN (Exibição de 3 filmes potiguares)
- 19h50: Bate-papo com realizadores potiguares
- 20h20: Mostra BR (Exibição de 4 filmes nacionais)
- 21h30: DJ Samir – Latinidades (hall de entrada)
- 22h: Encerramento oficial
A sétima edição é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do RN, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção está a cargo da Ilha Deserta.
Para mais informações e detalhes sobre os filmes, acompanhe o perfil do festival no Instagram (@urbanocine) ou o site oficial: www.urbanocine.com.br.

