Celebrando os primeiros 40 dias do segundo mandato da governadora Fátima Bezerra (PT), o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), fez uma análise crítica positiva da gestão e das ações desenvolvidas neste período. Em entrevista exclusiva ao Diário do RN nesta quinta-feira (9), ele falou sobre as parcerias com os prefeitos potiguares, as audiências com ministros em Brasília para apresentação de projetos estruturantes importantes para o RN e as expectativas de mais investimentos no Estado, com a gestão do presidente Lula (PT).
“O primeiro mês deste segundo mandato da governadora Fátima Bezerra foi bem positivo. Logo nos primeiros dias, tivemos audiências importantes em Brasília com vários ministros apresentando projetos importantes para melhorar a qualidade de vida da população do Rio Grande do Norte. Exemplo disso foi a resolução sobre a relicitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo, que está com data marcada, resultado da integração do governo estadual com o federal”, avaliou.
O primeiro mês deste segundo mandato da governadora Fátima Bezerra foi bem positivo. Projetos importantes para melhorar a qualidade de vida da população do Rio Grande do Norte
Walter citou os pontos prioritários eleitos pela gestão para trabalhar nos próximos quatro anos, anunciados pela governadora durante a leitura da Mensagem Anual na Assembleia Legislativa do Estado no último dia 2 e, para os quais, o governo estadual conta com a ajuda do Governo Federal, como a duplicação da BR-304, o ramal Apodi, a conclusão do Complexo Oiticica e da adutora do Seridó e um novo hospital de urgência em Natal. “Como vice-governador, estarei junto para trabalhar em prol desses projetos”, garantiu.
Ele falou ainda sobre os entendimentos que o governo do Estado tem buscado junto aos prefeitos potiguares nestas primeiras semanas de segundo mandato e da importância das parcerias que vêm sendo construídas, sempre com o objetivo de garantir a melhoria da população norte-rio-grandense. Para ele, é através dessas cooperações que o governo estadual poderá garantir mais investimentos para as regiões.
Com um presidente tão comprometido com o Nordeste, nossas esperanças estão renovadas e será muito importante para ajudar o Rio Grande do Norte
“Outro ponto de destaque nesses últimos dias é que a equipe de governo também trabalha em colaboração com os municípios do estado, buscando integrar esforços e garantir uma governança eficiente e comprometida com o bem-estar de todos. Nesse sentido, o nosso gabinete está de portas abertas para prefeitos, vereadores e demais gestores de todos os 167 municípios potiguares”, afirmou.
E celebrou a instalação do primeiro consórcio interfederativo de saúde do RN em Caicó, que beneficiará todo o Seridó com a racionalização de custos, melhorias nos atendimentos e ampliação de oferta de serviços à população, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Natal. Os consórcios são um modelo de gestão do sistema de saúde pública no qual um grupo de municípios soma esforços entre si e com o Estado para prestar assistência à população, reduzindo gastos e ampliando o leque de serviços de média e alta complexidade.
Walter destacou ainda como uma de suas prioridades o fortalecimento da segurança pública no Estado. “Como parlamentar, sempre coloquei a segurança pública entre as prioridades destinando emendas para a execução de projetos em benefício da população. Agora, como vice-governador, a parceria com os órgãos de segurança do nosso estado é renovada. O nosso gabinete estará sempre de portas abertas”, afirmou.
O vice-governador lembrou que, apesar de ter recebido um estado quebrado financeiramente, a governadora Fátima Bezerra conseguiu “arrumar a casa” e terminar seu primeiro mandato, no ano passado, com o fortalecimento de geração de emprego e renda no Estado. “No último ano, o Rio Grande do Norte acumulou um saldo positivo de empregos formais. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram mais de 21 mil novos empregos em todo o estado”, finalizou.
INÍCIO DA GESTÃO LULA
O vice-governador Walter Alves também falou sobre os primeiros 40 dias da gestão Lula (PT) à frente na Presidência da República. Para ele, a eleição do ex-metalúrgico, que assumiu seu terceiro mandato presidencial com a promessa de reerguer o país após quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), foi algo extremamente positivo para o Brasil e o Rio Grande do Norte.
“As perspectivas são positivas e a expectativa é a melhor de todas, certamente. A aliança e o relacionamento político de Lula e Fátima e do presidente e o MDB nacional é extremamente importante para o Estado. Com um presidente tão comprometido com o Nordeste, nossas esperanças estão renovadas e será muito importante para ajudar o Rio Grande do Norte”, afirmou.