CACHAÇA
Faça uma lista de produtos que representam o Brasil no mundo e acho pouquíssimo provável que a cachaça não esteja entre eles. Símbolo nacional, 13 de setembro é o dia dela, tão genuinamente nossa que existe uma legislação específica e a primeira condição para ser chamada cachaça é ser produzida no Brasil. A história dessa bebida conta uma parte importante da história do nosso país e o uso na gastronomia não tem limites, indo muito além da caipirinha.
VERSATILIDADE
Além de bons drinks, a cachaça é ingrediente nas mais variadas receitas: dos petiscos e entradas, passando por pratos principais, até sobremesas. Em 2020, provei em uma live de 1 hora que isso é possível com preparações bem práticas: massa de pastel, calabresa acebolada, molho de rapadura, camarão na manteiga e brigadeiro. Digitando #vamucumecachaca, na barra de pesquisa do instagram, você consegue conferir todas elas em posts individuais ou passo a passo na live.
TROPICAL TRIO
E no clima de celebração pelo dia da cachaça, também deixo a dica do Tropical Trio do Outback, composto por três preparações incríveis, feitas com ingredientes genuinamente nacionais: uma de Jabuticaba (com cachaça, xarope de jabuticaba com toque de limão e finalizado com espuma de jabuticaba), a Jambu Mule (cachaça de jambu com toque de limão e xarope de maracujá, finalizado com espuma de gengibre) e a Caipirinha Frozen (um frozen refrescante de cachaça com limão, toque de canela e pimenta caiena, finalizado com raspas de limão). Os produtos fazem parte da campanha “Brasilidades Outback”, que traz também novos pratos como o Outback Brazilian Barbecue – uma linha de churrasco.
O QUILO É NOSSO
De 12 a 22 de setembro, 15 restaurantes disputam a etapa estadual do concurso “O quilo é nosso”, iniciativa que valoriza estabelecimentos que comercializam comida a quilo. Na primeira etapa, a partir da votação popular e do júri técnico, são escolhidos os melhores restaurantes a quilo do Estado; em seguida, o júri local avalia os pratos dos restaurantes classificados na primeira etapa e escolhe o melhor em cada Estado. Na final, um júri técnico nacional avalia o prato vencedor de cada Estado e elege o grande campeão nacional. A premiação ocorrerá durante o Mesa São Paulo, em outubro. A lista dos potiguares participantes você encontra no portal diariodorn.com.br
MUNDIAL DE QUEIJOS
Ainda sobre produtos que rompem fronteiras, essa semana os queijos brasileiros foram destaque na 6ª edição do Mundial de Queijos e Laticínios que acontece na França a cada dois anos. 84 queijos e laticínios brasileiros receberam medalhas sendo 17 de ouro, 23 de prata e 44 de bronze. O brasileiro melhor posicionado foi o Caprinus do Lago (7º lugar), da Capril do Lago, queijaria em Valença (RJ).
PIROKARIA
Seguem a todo vapor os preparativos para a inauguração da primeira doceria erótica de Natal. Como já falamos anteriormente, a Pirokaria vai funcionar em Ponta Negra, ao lado do Vilarte. As obras já entraram em fase de acabamentos e as sócias Fernanda e Gisele também estão cuidando dos detalhes do cardápio e formação de equipe. Quem já está na fila para essa inauguração?
TBT
Ainda em tempo de recordar e registrar a deliciosa noite em comemoração ao primeiro aniversário do Diário do RN. O restaurante Piazzale Itália, em Ponta Negra, é uma das mais tradicionais casas de massas da cidade e recebeu a equipe de redação do DRN com um menu em 5 etapas, tudo pensado em parceria com o colunista Toinho Silveira que conduziu a noite com seu estilo único regado a bons vinhos. Confira todos os detalhes e a descrição do menu em @vamucume.