Criminosos voltaram a agir e quebraram seis postes de uma linha de transmissão de Alta Tensão (69.000 volts) e furtaram 600 metros de cabos no trecho entre Macau e Guamaré, na região da Costa Branca, por volta das 22h dessa terça-feira (27). Essa é a sexta ação criminosa registrada na mesma linha nos últimos 90 dias.
Em dois minutos, a Neoenergia Cosern restabeleceu o fornecimento dos clientes atendidos em baixa e média tensões por meio de manobras no sistema. A geradora, atendida em alta tensão, segue com o fornecimento interrompido até que a substituição dos postes quebrados e a reposição dos cabos sejam concluídas – ainda sem previsão, pois a região está alagada em função das chuvas.
Um dos postes quebrados fica na Comunidade Cohab, próximo ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e os outros cinco próximos à Comunidade Papagaio, zona rural do município. A ação criminosa de ontem interrompeu o fornecimento para 7.581 clientes, incluindo uma geradora de energia eólica. A Neoenergia Cosern abriu um Boletim de Ocorrência e compartilhou as informações com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
A companhia de energia ainda reforça que é possível denunciar esse tipo de crime de forma anônima e segura, tanto a Polícia Militar, no telefone 190, como no 116 da Neoenergia Cosern.