Por Fábio Pacheco
A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) apresentou ontem os primeiros campeões brasileiros de xadrez de base, no estilo blitz. No evento que acontece em Natal, desde o dia 15, dois potiguares conquistaram a medalha de ouro. O primeiro título para o RN veio com Benjamin Morais, no Sub-8, e o segundo com José Carlos Santos, campeão no Sub-20. O maior evento nacional da modalidade, acontece no Praiamar Hotel, e reúne mais de 300 jovens atletas. Os jogos encerram no domingo (19).
Os destaques do primeiro dia de disputas ficaram por conta dos representantes do Sul e Nordeste. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somaram juntos 21 medalhas, sendo sete ouro, seis de prata e oito de bronze.
A região Nordeste fechou a quarta-feira (15) com 16 medalhas, sendo cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Destaques para os campeões no absoluto, Benjamin Morais/RN (Sub-18), Lemuel Freires/MA (Sub-10), Benjamin Paiva/PE (Sub-12) e José Carlos da Silva Santos/RN (Sub-20). No feminino, Mariana Lustosa/PE (Sub-8).
Os representantes da região Centro-Oeste conquistaram cinco medalhas, duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O Sudeste fechou com quatro medalhas, uma de ouro, duas de bronze e uma de bronze. A região Norte conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze. O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, elogiou a qualidade técnica dos jogadores. “As disputas do estilo blitz foram equilibradas e em altíssimo nível técnico dos atletas, todas as regiões estão de parabéns”, disse o dirigente.
PROGRAMAÇÃO
O Campeonato Brasileiro de Xadrez de base (FENAC & FENAJ 2024) prossegue nesta sexta-feira (17) com as disputas do estilo Rápido. O encerramento dos jogos acontece no próximo domingo (19), no salão de eventos do Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Os melhores de categoria garantem classificação para os campeonatos Mundial, Pan-Americano e Sul-Americano.