O Rio Grande do Norte marca presença na 18ª Primavera dos Museus, uma iniciativa que celebra a cultura e a diversidade dos museus brasileiros. Neste ano, nove instituições do estado estão cadastradas na plataforma “Visite Museus”, oferecendo uma programação rica e variada até o dia 29 de setembro.
As nove instituições do estado que estão participando são: Casa de Memória Edimar Diógenes de Paiva; Museu de Minérios do RN; Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo; Museu Histórico de Acari; Museu Câmara Cascudo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Museu Cultural Francisca Dantas De Morais; Pinacoteca Potiguar; Museu de Cultura Sertaneja (MCS) e o Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Entre os museus participantes, destacam-se o Museu Câmara Cascudo, com uma programação recheada de oficinas, apresentações, exposições e ações; a Pinacoteca Potiguar, que traz teatro, visitas e mesas redondas e o Museu de Cultura Sertaneja que promove atividades interativas, incluindo oficinas e visitas guiadas, visando engajar a comunidade.
Os visitantes poderão desfrutar de palestras, oficinas, exposições especiais e até visitas guiadas, todos com entrada gratuita ou a preços acessíveis. A Primavera dos Museus é uma oportunidade única para explorar a riqueza cultural do RN e conectar-se com a história e as tradições do estado.
A programação completa pode ser consultada na plataforma Visite Museus, onde é possível encontrar detalhes sobre cada instituição e suas atividades.
18ª Primavera dos Museus
A 18ª Primavera dos Museus acontece de 23 a 29 de setembro, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com 2.334 atividades em 930 museus de todo o Brasil. O tema deste ano é “Museus, acessibilidade e inclusão”, visando discutir a democratização dos museus e sua acessibilidade para diferentes públicos.
A programação completa está disponível na plataforma Visite Museus, que busca ampliar o acesso à cultura e preservar o patrimônio. Instituições de memória, como museus, centros culturais e educadores, podem participar da plataforma.