Em uma iniciativa conjunta entre o Setor de Mudanças Climáticas e Arborização (SMCA) e o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas vem ganhando destaque ao promover conscientização e educação ambiental para as escolas de Natal.
Na tarde desta terça-feira (23), o projeto realizou uma série de atividades no Parque da Cidade, com o intuito de abordar a importância da Unidade de Conservação sob a ótica das mudanças climáticas. A ação também contou com a participação do Pelotão da Cidadania (SME), que tem como objetivo ampliar o alcance das atividades educativas extracurriculares.
Cerca de 24 crianças, com idades entre 10 e 11 anos, alunos do quarto ano da Escola Municipal Zeneide Higino, localizada em Cidade Nova, participaram de uma palestra no auditório, ministrada por Thalita Iasmin, estudante de biologia e colaboradora do Parque e a especialista em Educação Ambiental da Semurb, Janaina Rocha.
O tema abordado foi a relação entre o Parque e as mudanças climáticas, essencial para conscientizar as gerações futuras sobre a importância da preservação ambiental e os impactos delas no ecossistema local e global. Na área externa do Parque foi mostrado pela pedagoga do Parque, Leila Freire, experimentos sobre relevo e a erosão do solo, demonstrando para as crianças a importância de ter áreas verdes para evitar a erosão e melhorar o clima da cidade.
“Temos o compromisso de educar nossos jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente e enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Essas iniciativas representam um passo importante para construir uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade”, afirmou a especialista em Educação Ambiental da Semurb, Janaina Rocha.
As próximas atividades no Parque da Cidade estão agendadas para os dias 07 e 30 de maio, sempre às 14 horas, e prometem oferecer aos alunos oportunidades únicas de aprendizado e interação com o meio ambiente.
O Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas reforça a importância da parceria entre instituições públicas e o engajamento da comunidade escolar para promover a conscientização e a preservação do meio ambiente.