A Prefeitura de Natal publicou um decreto que autoriza a implantação de um novo modelo de transporte institucional por meio de aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e 99. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (11), tendo como objetivo principal reduzir os custos com veículos locados e motoristas terceirizados.
A expectativa da Prefeitura é que a medida possibilite maior controle dos deslocamentos administrativos e economia significativa aos cofres públicos.
O decreto assinado pelo prefeito Paulinho Freire (UB) aponta que a contratação será feita através de credenciamento de empresas operadoras de plataformas digitais, utilizando um modelo corporativo já praticado no mercado.
“Considerando a necessidade de modernização dos serviços públicos, digitalização de processos, eficiência no gasto público e adoção de soluções tecnológicas mais econômicas e eficazes no transporte institucional”, justifica o decreto.
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) será responsável por gerir o processo de credenciamento, bem como a fiscalização e execução contratual.
O novo sistema não abrangerá todos os automóveis usados pela administração, estando excluídos veículos de fiscalização, ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal, motocicletas e demais automóveis destinados a atividades operacionais essenciais.
*Com informações da 98 FM Natal